Nos interstícios da identidade nacional e cultural: posicionamentos das professoras na fronteira Brasil-Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2014v32n63p29-44Palavras-chave:
Discurso, identidade, ambivalência.Resumo
Motivados pela constante marcação identitária nacional e cultural na fronteira entre Brasil e Uruguai, problematizamos os discursos das professoras que atuavam no Projeto de Escolas Bilíngues de Fronteira entre Jaguarão/Brasil e Rio Branco/Uruguai. O que significam as identidades brasileira e uruguaia em um contexto fronteiriço? Trabalhamos com a dispersão dos discursos e investigamos tópicos: identidade cultural, nacional, ambivalente. Nesse espaço fronteiriço, as professoras são confrontadas e se movem entre pertencimentos simbólicos e culturais. A posição que elas ocupam nos discursos produz efeito, retroalimenta-se, forma as identidades ao mesmo tempo em que é formada por elas. Identificamos que esses discursos reforçam a diferença cultural. A diferença nacional e cultural é um problema, como no caso da língua, que se resume em identidade. Nesse espaço há uma luta discursiva entre as identidades, mas que resvala na pura ambivalência fronteiriça.Downloads
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