Os desafios para a formação de alunos leitores: a análise de uma experiência na escola

Autores

  • João Marcos Pulz Araújo Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil
  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n73p155-171

Palavras-chave:

literatura, leitura literária, mediação pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de estudo de caso que teve o objetivo de analisar uma experiência em uma escola pública de cidade do interior do estado de São Paulo, denominada Projeto Sarau Literário, visando a desenvolver nos alunos o gosto pela leitura literária. O Projeto propõe diversas atividades, envolvendo o universo literário, que colaboram para aproximar os alunos de novas expressões culturais e estéticas relacionadas com a literatura. Pautados pela teoria histórico-cultural, identificamos, no projeto, fatores que contribuem ou dificultam a aproximação dos alunos da literatura e da leitura literária. Nesse recorte, destacamos a mediação pedagógica e as mudanças no comportamento de leitor dos alunos. Os resultados contribuem para as reflexões sobre a qualidade e a natureza da mediação e sua relação com a formação de leitores. Também evidenciaram que o Projeto Sarau Literário constitui proposta promissora para a formação de alunos leitores.

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Biografia do Autor

João Marcos Pulz Araújo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil

João Marcos Pulz Araújo é graduado em Publicidade e Propaganda (Universidade Metodista de Piracicaba), tem Pós-Graduação em Comunicação (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Mestrado em Educação (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Tem experiência nas áreas de criação literária e redação publicitária, com ênfase nos processos de escrita criativa.

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Elvira Cristina Martins Tassoni é graduada em Pedagogia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), tem Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, com pesquisa nos seguintes temas afetividade e as condições de ensino e aprendizagem; alfabetização e letramento; mediação pedagógica; educação básica.

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Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Artigos