Os impactos da ciência aberta na divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n86p69-86

Palavras-chave:

divulgação científica, ciência aberta, Texto Livre

Resumo

A divulgação científica tem sido questionada em seus métodos a partir do movimento da ciência aberta, que reivindica um percurso mais colaborativo e democrático no fazer científico. Nesse cenário, abordamos os valores da ciência aberta e como ela impacta a divulgação científica. Para reflexão sobre a prática, apresentamos um estudo de caso de dois eventos do Grupo Texto Livre. Algumas constatações da pesquisa mostram que, desde 2007, quando as discussões da ciência aberta, pelo menos no nível nacional, ainda não tinham ganhado atenção, as atividades em eventos do grupo já colocavam na agenda a cultura livre e questões relevantes para o movimento que vem se consolidando atualmente, a saber: o acesso aberto e gratuito às informações; o código aberto e a documentação no desenvolvimento e uso de softwares livres; a adoção de formatos técnicos abertos como forma de preservar e contribuir no reúso dos recursos e a visão crítica em relação à presença de organizações privadas no setor público.

  

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Biografia do Autor

Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

É doutora em Letras pela USP. É mestre em Linguística Aplicada pela UFMG, graduada em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. É professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2009, é membro do grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, vinculado à Faculdade de Letras/UFMG e financiado pelo CNPq. É editora da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN 1983-3652). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Semiótica Discursiva, Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância, Cultura Livre, Leitura e Produção de textos, Editoração de textos e Estilo dos gêneros digitais.  

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Dossiê Texto Livre – Artigos