A problemática da repetição e o eterno-retorno do devir-cisne: uma leitura do filme “Cisne-Negro” sob a ótica deleuziana

Autores

Palavras-chave:

Devir-cisne; esgotamento; repetição.

Resumo

Considerando a potência do cinema para fazer emergir problemas e proliferar o pensamento, o texto aqui proposto pretende explorar o conceito de repetição, ensaiando uma leitura do filme Cisne-Negro como possibilidade de pensar a repetição do movimento da dança como abertura de criação, de diferenciação e singularização, possibilidade de fuga e devir. Para tanto, abordará alguns elementos centrais da ontologia do ser na filosofia deleuziana em paralelo à imagem virtual do filme, traçando possibilidades de transcendência pelo esgotamento.  

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Biografia do Autor

Mirele Correa, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Bolsista Capes), na linha Linguagem e Arte em Educação. Bolsista do Programa de Internacionalização Capes-Print de Doutorado Sanduiche pela Universitat Autònoma de Barcelona (2021-2022). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2017). Integrante e pesquisadora do Grupo PHALA - Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais (UNICAMP) e do GRIITTE - Grupo de Investigação e Invenção em Teorias Transversais para a Educação (UNIFESP). Suas áreas de interesse e atuação são: políticas educacionais, currículo, gestão, formação docente, tecnologias digitais, inclusão, neoliberalismo, globalização. Pesquisa a produção de subjetividades na escola contemporânea com foco nas políticas de educação neoliberais e na cultura da performatividade, sob a luz da perspectiva pós-estruturalista e da Filosofia da Diferença.

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Publicado

2024-03-05

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Seção

Artigos