A problemática da repetição e o eterno-retorno do devir-cisne: uma leitura do filme “Cisne-Negro” sob a ótica deleuziana

Authors

Keywords:

Becoming-swan; exhaustion; repetition.

Abstract

Considering the power of cinema to make problems emerge and proliferate thought, the text proposed here intends to explore the concept of repetition, rehearsing a reading of the film Black Swan as a possibility of thinking about the repetition of the dance movement as an opening for creation, of differentiation and singularization, possibility of escape and becoming. To this end, it will address some central elements of the ontology of being in deleuzian philosophy in parallel to the virtual image of the film, outlining possibilities of transcendence through exhaustion.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mirele Correa, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Bolsista Capes), na linha Linguagem e Arte em Educação. Bolsista do Programa de Internacionalização Capes-Print de Doutorado Sanduiche pela Universitat Autònoma de Barcelona (2021-2022). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2017). Integrante e pesquisadora do Grupo PHALA - Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais (UNICAMP) e do GRIITTE - Grupo de Investigação e Invenção em Teorias Transversais para a Educação (UNIFESP). Suas áreas de interesse e atuação são: políticas educacionais, currículo, gestão, formação docente, tecnologias digitais, inclusão, neoliberalismo, globalização. Pesquisa a produção de subjetividades na escola contemporânea com foco nas políticas de educação neoliberais e na cultura da performatividade, sob a luz da perspectiva pós-estruturalista e da Filosofia da Diferença.

References

BALL, Stephen. J. The teacher’s soul and the terrors of performativity. Journal of Education Policy. V. 18, n. 2, pp. 215-228, 2003.

BALL, Stephen. J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Tradução de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. Currículo sem Fronteiras, v.6, n. 2, jul./dez. 2006.

BALL, Stephen. J. Profissionalismo, Gerencialismo. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e realidade, v. 35, n. 2, pp. 37-55, 2010.

BALL, Stephen. J. Educação Global S.A. Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução Janete Bridon. Ponta Grosso: UEPG, 2014.

CORRÊA, Mirele. O que pode um corpo na escola?: Uma cartografia das potencialidades do corpo em espaço de escolarização. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017. Disponível em: <https://bu.furb.br//docs/DS/2017/362383_1_1.pdf> Acesso em: 3 ago. 2020.

CISNE Negro. Direção: Darren Aronofsky. Produção: Scott Franklin, Mike Medavoy, Arnold Messer, Brian Oliver Interpretes: Natalie Portman, Vincent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey e Winona Ryder. Roteiro: Mark Heyman, Andres Heinz, John McLaughlin. Música: Clint Mansell. Distribuição: Fox Searchlight Pictures. Estados Unidos: Cross Creek Pictures, Phoenix Pictures, Protozoa Pictures, Dune Entertainment, 2011, DVD (108 min), widescreen, color.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: Cinema 2. Tradução Eloisa de Araújo Ribeiro. Revisão filosófica Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990, 338 p.

DELEUZE, Gilles. Sobre teatro: Um manifesto de menos; O esgotado. Tradução Fátima Saadi, Ovídio de Abreu e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010, 111 p.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 3ª ed. Trandução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013, 240 p.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 5ª ed. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2015, 342 p.

DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos. Textos e entrevistas (1975-1995). 1ª ed. Tradução de Guilherme Ivo. São Paulo: Editora 34, 2016, 448 p.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Tradução Luiz Orlandi e Roberto Machado. 1ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2018, 420 p.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 3. 2 ed. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lucia Claudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. 1 ed. Tradução Cintia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, 157 p.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Clarice. Diálogos. 1ª ed. Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998, 180 p.

HAN, Byung-chul. Sociedade do Cansaço. 2ª ed. ampliada. Tradução Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo. Cartografias do esgotamento. 2ª ed. São Paulo: n-1 edições, 2016, 445 p.

SCHÖPKE, Regina. Deleuze e o mundo dos simulacros. Ariel, v. 10, 2012, pp 43-47. Disponível em: <https://arielenlinea.files.wordpress.com/2012/06/deleuze-e-o-mundo-dos-simulacros-regina-schc3b6pke-pc3a1g-43-47.pdf> Acesso em: 07 abril 2020.

TRINDADE, Rafael. Bergson: O virtual e o atual. [S. l.], 2018. Disponível em: <https://razaoinadequada.com/2018/11/21/bergson-o-virtual-e-o-atual/> Acesso em: 3 ago. 2020.

VASCONCELLOS, Jorge. A ontologia do devir de Gilles Deleuze. Katalogos - Revista de Filosofia do Mestrado Acadêmico da UECE, Fortaleza, v. 2, n. 4, Verão 2005, p. 137-167.

Published

2024-03-05

Issue

Section

Artigos