A problemática da repetição e o eterno-retorno do devir-cisne: uma leitura do filme “Cisne-Negro” sob a ótica deleuziana

Autores/as

Palabras clave:

Devenir-cisne; agotamiento; repetición.

Resumen

Considerando el poder del cine para hacer emerger problemas y proliferar el pensamiento, el texto aquí propuesto pretende explorar el concepto de repetición, ensayando una lectura de la película El cisne negro como posibilidad de pensar la repetición del movimiento de danza como apertura. de creación, de diferenciación y singularización, posibilidad de escape y devenir. Para ello, se abordarán algunos elementos centrales de la ontología del ser en la filosofía deleuziana en paralelo a la imagen virtual de la película, esbozando posibilidades de trascendencia a través del agotamiento.

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Biografía del autor/a

Mirele Correa, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Bolsista Capes), na linha Linguagem e Arte em Educação. Bolsista do Programa de Internacionalização Capes-Print de Doutorado Sanduiche pela Universitat Autònoma de Barcelona (2021-2022). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2017). Integrante e pesquisadora do Grupo PHALA - Educação, Linguagem e Práticas Socioculturais (UNICAMP) e do GRIITTE - Grupo de Investigação e Invenção em Teorias Transversais para a Educação (UNIFESP). Suas áreas de interesse e atuação são: políticas educacionais, currículo, gestão, formação docente, tecnologias digitais, inclusão, neoliberalismo, globalização. Pesquisa a produção de subjetividades na escola contemporânea com foco nas políticas de educação neoliberais e na cultura da performatividade, sob a luz da perspectiva pós-estruturalista e da Filosofia da Diferença.

Citas

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Publicado

2024-03-05

Número

Sección

Artigos