Porvires não humanos do cinema no lugar-escola de educação infantil: entre relatos, imagens e dispositivos de criação

Autores

  • Wenceslao Machado de Oliveira Junior Universidade Estadual de Campinas/SP
  • Gabriela Fiorin Rigotti Faculdade de Educação, FE/Unicamp e Secretaria Municipal de Educação, SME/Campinas. https://orcid.org/0000-0003-1964-1601

Palavras-chave:

cinema, Educação Infantil, vidas humanas e não humanas

Resumo

O artigo traz uma pesquisa sobre cinema em duas escolas de Educação Infantil em que se cruzam, como método, o acompanhamento da rotina escolar e a proposição de cinemas possíveis; a experimentação de dispositivos de criação de imagens; e o estudo do conceito de desemparedamento da infância em reuniões pedagógicas. Enquanto formação em exercício, busca-se intensificar através do cinema as interações entre vidas humanas e não humanas como forças de criação que vivificam escola, cinema e infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Fiorin Rigotti, Faculdade de Educação, FE/Unicamp e Secretaria Municipal de Educação, SME/Campinas.

Doutora em Educação (2013), Mestre em Educação (2006) e Pedagoga (2002), todos pela Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Atualmente trabalha como Coordenadora Pedagógica pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas, integrando o Programa "Cinema e Educação". Trabalha também como Coordenadora de Pós-Graduação e como docente adjunta na área de Educação na FIMI-Mogi Guaçu/SP. Tem ampla experiência na Diretoria da ALB-Associação de Leitura do Brasil e é membro do Conselho Editorial das Revistas "Educação Temática Digital" e "Leitura: Teoria Prática". Participa ativamente da LiLeB-Câmara Setorial Temática do Livro, Leitura e Bibliotecas e do CTAv - Câmara Setorial Temática do Audiovisual, que fazem parte do conjunto de Câmaras ligadas ao Conselho Municipal de Cultura de Campinas-CoMCult. Estuda as relações entre educação, comunicação, arte e cultura com ênfase em: educação superior, permanente e profissional; educação, arte e cultura - imaginário e criações em fotografia, cinema e literatura; igualdade de gênero e empoderamento feminino.

Referências

ALMEIDA, M. J. de. O corpo, a aula, a disciplina, a ciência. Revista Educação & Sociedade. Campinas, n.21, 1998.

AMARAL, S. R. F.; GUARI, M. A.; OLIVEIRA JR, W. M. Coisas inventadas: montagem e edição em um cineclube escolar. Revista Digital do LAV, 14(1), 2021, p. 197–219.

BARROS, M. I. A. (org.). Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro, Instituto Alana, 2018.

________________ (org). Quintais brincantes: sobrevoo por vivências educativas brasileiras. Rio de Janeiro, Instituto Alana, 2022.

COSTA, L. B. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV - Santa Maria - vol. 7, n.2, p. 66-77 - mai./ago.2014.

DELEUZE, G. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 2008.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DELIGNY, F. O Aracniano e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2015.

DIAS, S. Uma árvore já é um rizoma: Antropoceno, clima e vida multiespécie. Revista Incomunidade. Outubro 2021. Disponível em: https://www.incomunidade.pt/uma-arvore-ja-e-um-rizoma-antropoceno-clima-e-vida-multiespecie-susana-oliveira-dias/

DIAS, S. Perceber-fazer floresta. ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte | Ano 7 - N 17 / Junho de 2020. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wp-content/uploads/2020/06/A5-1.pdf

DUARTE Jr, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba, Criar Edições, 2000.

ESCÓSSIA, L.; KASTRUP, V.; PASSOS, E. Pistas do Método da Cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Meridional, 2015.

FÓRUM NICARÁGUA (MIGLIORIN, Cezar; GARCIA, Luiz; PIPANO, Isaac; RESENDE, Douglas). A Pedagogia do Dispositivo: Pistas para Criação com Imagens. In: LEITE, Cesar; OMELCZUK, Fernanda; REZENDE, Luiz A. (org). Cinema-Educação: políticas e poéticas. Macaé: Editora NUPEM, 2021.

GALLO, S. Educação, devir e acontecimento: para além da utopia formativa. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 26, n. especial, p. 41-72, 2012.

GAUTHIER, J. O devir-criança, a polaridade mulher-homem e a cultura na formação de educadores/as no contexto da diversidade. Revista Linhas. Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 146-166, jan./abr. 2018.

GIRARDI, G. Cartografias (in/im)possíveis: O Ilha. Punto Sur. Revista de Geografía de la UBA, v. 1, p. 64-74, 2020.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

GUIMARÃES, C. O que é uma comunidade de cinema? Revista EcoPós, v. 18, n. 1. p. 44-56, 2015.

MASSEY, D. Pelo espaço – uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MIGLIORIN, C. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

MIGLIORIN, C. et al. Cadernos do Inventar – cinema, educação e direitos humanos. Secretaria de Direitos Humanos-Ministério da Justiça/Universidade Federal Fluminense, 2014. Disponíveis em: https://www.academia.edu/30703627/Cadernos_do_Inventar_com_Diferen%C3%A7a

MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. Cinema de brincar. Belo Horizonte, Relicário, 2019.

OLIVEIRA JR, W. M., et al. Cadernos de dispositivos de cinema na educação infantil / Projeto “Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas”. Campinas: Programa Cinema e Educação/Secretaria Municipal de Educação, 2022. Disponível em: https://educa.campinas.sp.gov.br/sites/educa.campinas.sp.gov.br/files/2022-

/EBOOK_Cadernos%20de%20dispositivos%20de%20cinema%20na%20EI_Folhas

%20Individuais.pdf

VALERIO, V. G. A; SILVA, M. R. P. As interações e o brincar na e com a natureza: construindo uma infância desemparedada na creche. Interfaces Científicas. Aracaju, v.10, n.3, 2021, p.407-423. Disponível em https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10205/4811.

Downloads

Publicado

2024-06-08

Edição

Seção

Dossiê – Artigos