Ensino explícito de estratégias de compreensão de leitura

Autores

Palavras-chave:

compreensão de leitura, estratégias de compreensão, ensino explícito

Resumo

Para compreender o que lê, o leitor precisa ser capaz de selecionar e aplicar estratégias eficazes durante a atividade de leitura. Essas estratégias relacionam-se a diferentes processos cognitivos e metacognitivos da compreensão textual e podem ser aplicadas em três diferentes momentos da leitura: antes, durante e depois. É o modelo de ensino explícito que possibilita que tais estratégias sejam aplicadas com eficácia, pois torna transparentes os processos cognitivos envolvidos na leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Dutra da Rosa Silvano, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Juliane Dutra da Rosa Silvano é  graduada em Pedagogia (Universidade do Estado de Santa Catarina), tem Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade do Estado de Santa Catarina). É pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio na rede privada de ensino do Munícipio de Florianópolis-SC.

Fernanda Leopoldina Viana , Universidade do Minho, Braga, Portugal

Fernanda Leopoldina Viana é licenciada em Psicologia (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto), tem mestrado e doutorado em Psicologia (Universidade do Minho). Professora aposentada do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É investigadora no CIEC-Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho.

Referências

BRUGGINK; M., SWART, N.; VAN DER LEE, A.; SEGERS, E. Putting PIRLS to Use in Classrooms across the Globe. Springer, 2022.

CADIME, Irene Maria Dias. Avaliar leitura no 1º ciclo do Ensino Básico: construção e validação do TCL-Teste de Compreensão Leitora. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade do Minho, 2012.

CARVALHO, Marlene Ribeiro de; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Avaliando as Estratégias Metacognitivas de Leitura no Ensino Fundamental. Lisboa: Casa da Leitura, 2010.

CATALÀ, Glòria; CATALÀ, Mireia; MOLINA, Encarna; MONCLÚS, Rosa. Evaluación de La comprensión lectora: pruebas ACL (1º-6º de primaria). Graó, 2001.

CORSO, Helena Vellinho; NUNES, Débora Mayer; ASSIS, Évelin Fulginiti de. Instrução em compreensão de leitura na sala de aula: o que podemos aprender com metanálises? Educação em Revista, [S.L.], v. 39, p. 1-14, mar. 2023. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469825098.

DE OCAMPO, Lester Loiue L.; TOSINO, Wilson F. Teachers’ Reading Comprehension Strategies, Approaches and Challenges. International Journal of Science and Management Studies, [S.L.], v. 7, n. 3, p. 154-210. DOI: https://doi.org/10.51386/25815946/ijsms-v7i3p107.

GIASSON, Jocelyne. A compreensão na leitura. Portugal: Asa, 1993.

GIASSON, Jocelyne. La lecture: de la théorie à la pratique. Bruxelles: De Boeck, 2005.

GODOY, Dalva. Por que ensinar as relações grafema-fonema? Revista Psicopedagogia, [S.L.], v. 25, n. 77, p. 109-119, maio. 2008.

GOMES, Maria Aparecida Mezzalira; BORUCHOVITCH, Evely. Leitura e compreensão: contribuições da psicologia cognitiva e da teoria do processamento da informação. In: MOTA, Márcia Peruzzi E. da; SPINILLO, Alina (Org.). Compreensão de Textos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. p. 101-122.

GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner; PAULA, Fraulein Vidigal de. Compreensão da leitura: processos cognitivos e estratégias de ensino. São Paulo: Vetor, 2019.

HODGES, Luciana Dantas; NOBRE, Alena Pimentel. Processos cognitivos, metacognitivos e metalinguísticos na aquisição da leitura e escrita. Teoria e Prática da Educação, [S.L.], v. 15, n. 3, p. 07-21, set./dez. 2012.

KING, Alison. Beyond literal comprehension: a strategy to promote deep understanding of text. In: MCNAMARA, Danielle S. (Ed.). Reading comprehension strategies: theories, interventions, and technologies. New York: Lawrence Erlbaum, 2007. p. 267-290.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.

NATIONAL READING PANEL. Teaching children to read: An evidence-based assessment of the scientific research literature on Reading and its implications for reading instruction. Washington, DC: National Institute of Child Health and Human Development, 2000.

OKKINGA, Mariska; VAN STEENSEL, Roel; VAN GELDEREN, Amos J. S.; VAN SCHOOTEN, Erik; SLEEGERS, Peter J. C.; ARENDS, Lidia R. Effectiveness of Reading-Strategy Interventions in Whole Classrooms: a meta-analysis. Educational Psychology Review, [S.L.], v. 30, n. 4, p. 1215-1239, 24 jul. 2018. Springer Science and Business Media LLC. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10648-018-9445-7.

PINHEIRO, Luciana Ribeiro; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. O processo de ensino-aprendizagem da leitura e o uso de estratégias metacognitivas na compreensão de textos. In: MOTA, Márcia Peruzzi E. da; SPINILLO, Alina (Org.). Compreensão de Textos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. p. 151-170.

SILVANO, Juliane Dutra da Rosa. Relação causal entre compreensão e fluência de leitura: contribuição do ensino explícito no 4º ano do Ensino Fundamental. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2023.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

VIANA, Fernanda Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda; SANTOS, Sandra; CADIME, Irene. Ensinar a compreender: perspectivas e propostas. In: GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner; PAULA, Fraulein Vidigal de (Org.). Compreensão da leitura: processos cognitivos e estratégias de ensino. São Paulo: Vetor, 2019. p. 175-196.

VIANA, Fernanda Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda da Silva; FERNANDES, Ilda; FERREIRA, Albertina; LEITÃO, Catarina; GOMES, Susana; MENDONÇA, Soraia; PEREIRA, Lúcia. O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica: um programa de intervenção para o 1.º ciclo do ensino básico. 1. ed. Coimbra: Almedina, 2010.

VIANA, Fernanda Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda da Silva; FERNANDES, Ilda; FERREIRA, Albertina; LEITÃO, Catarina; GOMES, Susana; MENDONÇA, Soraia; PEREIRA, Lúcia. O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2018.

Downloads

Publicado

2025-01-05

Edição

Seção

Dossiê – Artigos