Ensino explícito de estratégias de compreensão de leitura

Autori

Parole chiave:

compreensão de leitura, estratégias de compreensão, ensino explícito

Abstract

Para compreender o que lê, o leitor precisa ser capaz de selecionar e aplicar estratégias eficazes durante a atividade de leitura. Essas estratégias relacionam-se a diferentes processos cognitivos e metacognitivos da compreensão textual e podem ser aplicadas em três diferentes momentos da leitura: antes, durante e depois. É o modelo de ensino explícito que possibilita que tais estratégias sejam aplicadas com eficácia, pois torna transparentes os processos cognitivos envolvidos na leitura.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Juliane Dutra da Rosa Silvano, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Juliane Dutra da Rosa Silvano é  graduada em Pedagogia (Universidade do Estado de Santa Catarina), tem Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade do Estado de Santa Catarina). É pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio na rede privada de ensino do Munícipio de Florianópolis-SC.

Fernanda Leopoldina Viana , Universidade do Minho, Braga, Portugal

Fernanda Leopoldina Viana é licenciada em Psicologia (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto), tem mestrado e doutorado em Psicologia (Universidade do Minho). Professora aposentada do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É investigadora no CIEC-Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho.

Riferimenti bibliografici

BRUGGINK; M., SWART, N.; VAN DER LEE, A.; SEGERS, E. Putting PIRLS to Use in Classrooms across the Globe. Springer, 2022.

CADIME, Irene Maria Dias. Avaliar leitura no 1º ciclo do Ensino Básico: construção e validação do TCL-Teste de Compreensão Leitora. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade do Minho, 2012.

CARVALHO, Marlene Ribeiro de; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Avaliando as Estratégias Metacognitivas de Leitura no Ensino Fundamental. Lisboa: Casa da Leitura, 2010.

CATALÀ, Glòria; CATALÀ, Mireia; MOLINA, Encarna; MONCLÚS, Rosa. Evaluación de La comprensión lectora: pruebas ACL (1º-6º de primaria). Graó, 2001.

CORSO, Helena Vellinho; NUNES, Débora Mayer; ASSIS, Évelin Fulginiti de. Instrução em compreensão de leitura na sala de aula: o que podemos aprender com metanálises? Educação em Revista, [S.L.], v. 39, p. 1-14, mar. 2023. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469825098.

DE OCAMPO, Lester Loiue L.; TOSINO, Wilson F. Teachers’ Reading Comprehension Strategies, Approaches and Challenges. International Journal of Science and Management Studies, [S.L.], v. 7, n. 3, p. 154-210. DOI: https://doi.org/10.51386/25815946/ijsms-v7i3p107.

GIASSON, Jocelyne. A compreensão na leitura. Portugal: Asa, 1993.

GIASSON, Jocelyne. La lecture: de la théorie à la pratique. Bruxelles: De Boeck, 2005.

GODOY, Dalva. Por que ensinar as relações grafema-fonema? Revista Psicopedagogia, [S.L.], v. 25, n. 77, p. 109-119, maio. 2008.

GOMES, Maria Aparecida Mezzalira; BORUCHOVITCH, Evely. Leitura e compreensão: contribuições da psicologia cognitiva e da teoria do processamento da informação. In: MOTA, Márcia Peruzzi E. da; SPINILLO, Alina (Org.). Compreensão de Textos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. p. 101-122.

GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner; PAULA, Fraulein Vidigal de. Compreensão da leitura: processos cognitivos e estratégias de ensino. São Paulo: Vetor, 2019.

HODGES, Luciana Dantas; NOBRE, Alena Pimentel. Processos cognitivos, metacognitivos e metalinguísticos na aquisição da leitura e escrita. Teoria e Prática da Educação, [S.L.], v. 15, n. 3, p. 07-21, set./dez. 2012.

KING, Alison. Beyond literal comprehension: a strategy to promote deep understanding of text. In: MCNAMARA, Danielle S. (Ed.). Reading comprehension strategies: theories, interventions, and technologies. New York: Lawrence Erlbaum, 2007. p. 267-290.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.

NATIONAL READING PANEL. Teaching children to read: An evidence-based assessment of the scientific research literature on Reading and its implications for reading instruction. Washington, DC: National Institute of Child Health and Human Development, 2000.

OKKINGA, Mariska; VAN STEENSEL, Roel; VAN GELDEREN, Amos J. S.; VAN SCHOOTEN, Erik; SLEEGERS, Peter J. C.; ARENDS, Lidia R. Effectiveness of Reading-Strategy Interventions in Whole Classrooms: a meta-analysis. Educational Psychology Review, [S.L.], v. 30, n. 4, p. 1215-1239, 24 jul. 2018. Springer Science and Business Media LLC. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10648-018-9445-7.

PINHEIRO, Luciana Ribeiro; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. O processo de ensino-aprendizagem da leitura e o uso de estratégias metacognitivas na compreensão de textos. In: MOTA, Márcia Peruzzi E. da; SPINILLO, Alina (Org.). Compreensão de Textos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. p. 151-170.

SILVANO, Juliane Dutra da Rosa. Relação causal entre compreensão e fluência de leitura: contribuição do ensino explícito no 4º ano do Ensino Fundamental. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2023.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

VIANA, Fernanda Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda; SANTOS, Sandra; CADIME, Irene. Ensinar a compreender: perspectivas e propostas. In: GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner; PAULA, Fraulein Vidigal de (Org.). Compreensão da leitura: processos cognitivos e estratégias de ensino. São Paulo: Vetor, 2019. p. 175-196.

VIANA, Fernanda Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda da Silva; FERNANDES, Ilda; FERREIRA, Albertina; LEITÃO, Catarina; GOMES, Susana; MENDONÇA, Soraia; PEREIRA, Lúcia. O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica: um programa de intervenção para o 1.º ciclo do ensino básico. 1. ed. Coimbra: Almedina, 2010.

VIANA, Fernanda Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda da Silva; FERNANDES, Ilda; FERREIRA, Albertina; LEITÃO, Catarina; GOMES, Susana; MENDONÇA, Soraia; PEREIRA, Lúcia. O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2018.

Pubblicato

2025-01-05

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Artigos