Cinema (expandido) e educação: uma experiência de exibição simultânea

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Palavras-chave:

cinema e educação; cinema expandido; video-arte.

Resumo

O texto compartilha ressonâncias estéticas e pedagógicas da exibição simultânea em díptico dos filmes O garoto selvagem (1969) de François Truffaut e Jonas e o circo sem lona (2015) de Paula Gomes. O que esses dois filmes juntos fazem ver? A proposta se amparou na pedagogia glauberiana, na política do amador e na pedagogia da videoarte. A experiência suscitou novas atenções às imagens atualizando uma virtualidade de sensações para além das percepções dos filmes separadamente.

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Biografia do Autor

Fernanda Omelczuk, UFSJ

Fernanda Omelczuk é Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ. Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação – PPEDU da UFSJ. Coordenadora do Programa de extensão, pesquisa e criação ECOS – Educação e cinema com os territórios. Membra da Rede KINO – Rede Latino Americana de Educação Cinema e Audiovisual.

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Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos