Experimentações para habitAR o mundo com as ciências: lampejos coletivos
Palavras-chave:
ciências, formação, educação, poéticas, criaçãoResumo
O que pode um coletivo que se coloca na tarefa de criar lampejos de modos possíveis de habitAR o mundo com as ciências? A partir deste questionamento, integrantes do habitAR: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência, Vida e Educação (CNPq/UFU) se colocaram na tarefa de experimentar coletivamente escritas e imagens que dessem vazão às percepções de caminhos possíveis para desacelerar as ciências e tecê-las em relações engajadas no/com o/pelo mundo e a vida.
Downloads
Referências
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.
RIGUE, Fernanda Monteiro; SALES, Tiago Amaral. Cartas-conselhos para um devir-educador/a. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 10, n. 24, p. 294-310, 16 nov. 2023. HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes no chthluceno. São Paulo: n-1 edições. 2023.
SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti. Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, p. 1-24, dez. 2023.
SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023
STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração das ciências. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.