Experimentações para habitAR o mundo com as ciências: lampejos coletivos

Autores

Palavras-chave:

ciências, formação, educação, poéticas, criação

Resumo

O que pode um coletivo que se coloca na tarefa de criar lampejos de modos possíveis de habitAR o mundo com as ciências? A partir deste questionamento, integrantes do habitAR: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência, Vida e Educação (CNPq/UFU) se colocaram na tarefa de experimentar coletivamente escritas e imagens que dessem vazão às percepções de caminhos possíveis para desacelerar as ciências e tecê-las em relações engajadas no/com o/pelo mundo e a vida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGPEDU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-doutorado em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estácio de Santa Catarina (UNESA). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU).  

tiagoamaralsales@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/2295345372533795 

https://orcid.org/0000-0002-3555-8026

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Adjunta nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química, vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

E-mail: fernandarigue@ufu.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2403-7513

Laís Cristina Viel Gereti, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Adjunta no curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Doutora e Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

E-mail: lais.gereti@ufu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5258-2757

Breno Filo Creão de Sousa Garcia, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Artista visual, designer, educador e pesquisador atuante em Belém do Pará. Encontra-se em processo de doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGARTES-UFPA). É mestre em Artes (PPGARTES-UFPA). É bacharel e licenciado em Artes Visuais (FAV-UFPA). É docente do ensino básico, técnico e tecnológico da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA/UFPA). É membro da Rede de Representantes Estaduais da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB-Pará), pela Região Norte - Pará (Biênio 2024/2025). Desenvolve processos de criação em contextos de coletividade, partilha, confabulação e auto-ficção, com ênfase em experimentações literárias e com o desenho.

E-mail: brenofilo@ufpa.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6195-9774

Natália Batista Peçanha, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em História pela UFRJ. Mestre e Doutora em História pela UFRRJ. Especialista em Ensino de História na Educação Básica pela UERJ-FFP. Professora Adjunta em História no Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Docente dos Programas de Pós-Graduação ProfHistória (UFU) e do PPGHMP (UFCat). Colaboradora do Neabi-UFU/Pontal e do Projeto Passados Presentes-MG. Membro pesquisadora dos grupos de pesquisas TRAMPA/UFRRJ e NEPEHD-UFU, HabitAr-UFU; e Filiada ao GTEP da Associação Nacional de História (Anpuh).

E-mail: nataliahist@hotmail.com  

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2013-106X 

Anna Laura Alves Vilela, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Licencianda em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus pontal.

E-mail: annavilela011@gmail.com

Roger da Silva Wegner, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2014) e Licenciado em Gestão e Negócios pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG/UFSM, 2022). Possui especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM, 2017), é Mestre em Engenharia de Produção (UFSM, 2016) e Doutor em Administração (UFSM, 2023). 

E-mail: rswegnerr@gmail.com

ORCID https://orcid.org/0000-0002-2034-8034

Hanniel Rodrigues de Mascena, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal.

E-mail: hannielrodrigues1.0@gmail.com 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9433-4559

Miliam Juliana Alves Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Adjunta no curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal. Doutora e Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Paulista (PPGEM/UNESP). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Guaratinguetá.

E-mail: miliam.ferreira@ufu.br 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3405-9807

Referências

INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.

RIGUE, Fernanda Monteiro; SALES, Tiago Amaral. Cartas-conselhos para um devir-educador/a. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 10, n. 24, p. 294-310, 16 nov. 2023. HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes no chthluceno. São Paulo: n-1 edições. 2023.

SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti. Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, p. 1-24, dez. 2023.

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023

STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração das ciências. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos