A sala de aula em cena: imagem e narrativas
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2013v31n61p113-123Palavras-chave:
Imagem, ensino de ciências, formação de professores.Resumo
O artigo aborda os modos como podemos ler cenas de sala de aula, através das imagens que estudantes em formação inicial para a docência produzem das suas próprias práticas pedagógicas, no decorrer do estágio supervisionado no ensino de ciências. O texto pretende pensar modos de leitura que não submetam a imagem à narrativa, ou vice-versa. Nessa direção, indaga-se sobre o que se potencializa ver na sala de aula em cena, quando, na leitura da imagem, tiramos do foco seu caráter de registro, de ilustração de uma prática pedagógica. O artigo articula-se a uma pesquisa sobre imagem, ambiente e educação, com inspiração no campo dos estudos culturais. O ensaio é tecido argumentativamente a partir de uma única imagem, produzida por professores de ciências e de biologia em formação inicial.