A sala de aula em cena: imagem e narrativas

Autores

  • Leandro Belinaso Guimarães Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2013v31n61p113-123

Palavras-chave:

Imagem, ensino de ciências, formação de professores.

Resumo

O artigo aborda os modos como podemos ler cenas de sala de aula, através das imagens que estudantes em formação inicial para a docência produzem das suas próprias práticas pedagógicas, no decorrer do estágio supervisionado no ensino de ciências. O texto pretende pensar modos de leitura que não submetam a imagem à narrativa, ou vice-versa. Nessa direção, indaga-se sobre o que se potencializa ver na sala de aula em cena, quando, na leitura da imagem, tiramos do foco seu caráter de registro, de ilustração de uma prática pedagógica. O artigo articula-se a uma pesquisa sobre imagem, ambiente e educação, com inspiração no campo dos estudos culturais. O ensaio é tecido argumentativamente a partir de uma única imagem, produzida por professores de ciências e de biologia em formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos