A leitura: uma prática cultural polimorfa

Max Butlen

Resumo


Pesquisas universitárias, avaliações nacionais e internacionais (em específico o PISA) identificaram, entre um número significativo de adolescentes, dificuldades de compreensão dos textos, dificuldades para tratar informações e, sobretudo, para inferir e interpretar. Ressaltaram ainda uma tendência a rejeição, crescente e preocupante, das leituras literárias escolares, em especial no ensino médio. Essa situação de crise não é insuperável. Na verdade, os jovens leem. As pesquisas em didática têm apontado novos rumos para o ensino de estratégias destinadas à promoção de uma leitura eficiente e sugerem uma oferta de leitura que estabeleça pontes entre a herança cultural clássica e as criações contemporâneas. A implementação e o êxito de tal ação pedagógica pressupõem o entendimento da leitura como uma aprendizagem cultural polimorfa que se abre a uma rede de gêneros e de práticas culturais.

Palavras-chave


leitura; prática cultural; ensino da compreensão

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leitura: Teoria & PráticaAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X