A leitura: uma prática cultural polimorfa

Autores/as

  • Max Butlen

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2015v33n65p13-34

Palabras clave:

leitura, prática cultural, ensino da compreensão

Resumen

Pesquisas universitárias, avaliações nacionais e internacionais (em específico o PISA) identificaram, entre um número significativo de adolescentes, dificuldades de compreensão dos textos, dificuldades para tratar informações e, sobretudo, para inferir e interpretar. Ressaltaram ainda uma tendência a rejeição, crescente e preocupante, das leituras literárias escolares, em especial no ensino médio. Essa situação de crise não é insuperável. Na verdade, os jovens leem. As pesquisas em didática têm apontado novos rumos para o ensino de estratégias destinadas à promoção de uma leitura eficiente e sugerem uma oferta de leitura que estabeleça pontes entre a herança cultural clássica e as criações contemporâneas. A implementação e o êxito de tal ação pedagógica pressupõem o entendimento da leitura como uma aprendizagem cultural polimorfa que se abre a uma rede de gêneros e de práticas culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-01-05

Número

Sección

Artigos