Livro didático de ciências e a mediação da leitura de seus textos em sala de aula

Authors

  • Célio da Silveira Júnior
  • Maria Emília Caixeta de Castro Lima
  • Andréa Horta Machado

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2015v33n65p53-69

Keywords:

livro didático de ciências, leitura, mediação pedagógica

Abstract

Muito, e de há muito, e sob diversos enfoques se tem falado sobre o livro didático. No entanto, há poucos trabalhos que problematizem os aspectos relacionados à linguagem dos livros didáticos e seus usos no espaço escolar. Mesmo com a democratização do acesso ao livro didático, a dúvida recai sobre a sua utilização em sala de aula. Considerando essa problemática, parte-se da concepção de linguagem como produtora de sentidos para discutir a relação que se estabelece entre o livro didático de ciências (LDC) e a mediação pedagógica das leituras de seus textos em sala de aula. Discorre-se sobre as características do LDC, sobre as demandas que essas características impõem às práticas de leitura, e analisa-se o desenvolvimento de uma mediação específica. Objetiva-se, assim, contribuir para o debate sobre essas questões, voltando a atenção para os usos do texto didático na sala de aula por meio de leituras mediadas pelo professor.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-01-05

Issue

Section

Artigos