Livro didático de ciências e a mediação da leitura de seus textos em sala de aula

Auteurs-es

  • Célio da Silveira Júnior
  • Maria Emília Caixeta de Castro Lima
  • Andréa Horta Machado

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2015v33n65p53-69

Mots-clés :

livro didático de ciências, leitura, mediação pedagógica

Résumé

Muito, e de há muito, e sob diversos enfoques se tem falado sobre o livro didático. No entanto, há poucos trabalhos que problematizem os aspectos relacionados à linguagem dos livros didáticos e seus usos no espaço escolar. Mesmo com a democratização do acesso ao livro didático, a dúvida recai sobre a sua utilização em sala de aula. Considerando essa problemática, parte-se da concepção de linguagem como produtora de sentidos para discutir a relação que se estabelece entre o livro didático de ciências (LDC) e a mediação pedagógica das leituras de seus textos em sala de aula. Discorre-se sobre as características do LDC, sobre as demandas que essas características impõem às práticas de leitura, e analisa-se o desenvolvimento de uma mediação específica. Objetiva-se, assim, contribuir para o debate sobre essas questões, voltando a atenção para os usos do texto didático na sala de aula por meio de leituras mediadas pelo professor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2016-01-05

Numéro

Rubrique

Artigos