O protagonismo da leitura no projeto de formação integralista: livros no jornal Flamma Verde - Florianópolis (SC) - entre 1936-1938

Autores

  • Gustavo Tiengo Pontes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Maria Teresa Santos Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n69p57-72

Palavras-chave:

Livros, leitura, Ação Integralista Brasileira

Resumo

O objetivo deste artigo é dar visibilidade à coluna “Bibliografia”, publicada no jornal integralista Flamma Verde, editado em Florianópolis (SC) entre 1936-1938. Nessa coluna, constante em diversas edições desse jornal, foi indicada uma série de livros que apresentavam breves comentários cujo objetivo era “controlar” mais de perto a leitura e seus sentidos ligados ao projeto de formação integralista. A partir da análise de algumas dessas obras e de seus comentários, busca-se tecer considerações sobre aspectos relativos ao modelo de formação posto em circulação pela difusão dessa série de livros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Tiengo Pontes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Gustavo Tiengo Pontes é graduado em História (Universidade Federal de Santa Catarina), Mestre em Educação/História e Historiografia da Educação (Universidade do Estado de Santa Catarina). É doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor de História pela rede pública do Estado de Santa Catarina no Colégio Pero Vaz de Caminha. Tem pesquisa sobre a Ação Integralista Brasileira e periódicos, e desenvolve pesquisa de doutorado sobre o campo de produção de periódicos na cidade de Florianópolis na década de 1930.

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Maria Teresa Santos Cunha é graduada e tem Mestrado em História (Universidade Federal de Santa Catarina) e Doutorado em Educação/História e Filosofia (Universidade de São Paulo). É Professora do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Pós-Graduação em História dessa Universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural e História do Tempo Presente, atuando nas seguintes áreas: História da Leitura e da Cultura Escrita, História da Educação, Acervos Pessoais e Patrimônio Cultural. Foi Coordenadora Nacional do Grupo de Trabalho de História da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação- ANPEd/ Out. 2009 - 2011. Foi Integrante Titular do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional/Rio de Janeiro/Ministério da Cultura./2011 a 2013 e Editora das Revistas Linhas e Tempo e Argumento, na UDESC, entre 2013 a 2016. Atualmente exerce a Vice-Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente na Universidade do Estado de Santa Catarina. É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

ARAÚJO, Hermetes Reis de. A invenção do litoral: reformas urbanas e reajustamento social em Florianópolis na Primeira República. Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATARINA, Afrânio (Org.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 79-88.

CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Integralismo: ideologia e organização de um partido de massa no Brasil (1932-1937). Bauru, SP: EDUSC, 1999.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary del Priore. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Mensageiro de sociabilidades: estudo sobre um jornal escolar infantil (1946-52). In: MORGA, Antonio Emílio (Org). História, Cidade e Sociabilidade. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2011. p. 235-250.

DARNTON, Robert. O Beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FLAMMA VERDE. Florianópolis, SC: Ação Integralista Brasileira, 1936-1938. (Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina).

HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. Trad. Maria da Penha Villalobos, Lourenço de Oliveira Lólio e Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

LEÃO, Andréa Borges. Norbert Elias e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MAIO, Marcos Chor; CYTRYNOWICZ, Roney. Ação Integralista Brasileira: um movimento fascista no Brasil (1932-1938). In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Tempo do Nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 41-61.

OLIVEIRA, Rodrigo Santos. Imprensa Integralista, Imprensa Militante (1932-1937). 2009. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2009.

PONTES, Gustavo Tiengo. Adeptos do Sigma em Florianópolis: estudo sobre o periódico ‘Flamma Verde’ e a presença integralista na capital catarinense. 2013. Monografia de Conclusão de Curso (História), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2013.

SALGADO, Plínio. A doutrina do Sigma. Rio de Janeiro: Schmidt, 1935.

TORRESINI, Elizabeth Wenhausen Rochadel. Editora Globo: uma aventura editorial nos anos 30 e 40. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 1999.

TRINDADE, Hélgio. Integralismo: o fascismo brasileiro na década de 30. São Paulo, Rio de Janeiro: Difel, 1979.

VENÂNCIO, Giselle Martins. Da escrita impressa aos impressos da biblioteca: uma análise da trajetória de leitura de Francisco José de Oliveira Vianna. In: DUTRA, Eliana de Freitas; MOLLIER, Jean-Yves (Org.). Política, Nação e Edição: o lugar dos impressos na construção da vida política. Brasil, Europa e Américas no século XVIII e XX. São Paulo: Annablume, 2006. p. 87-108.

VELLOSO, Mônica Pimenta. História & Modernismo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

ZANELATTO, João Henrique. Anauê, Alvorada e Flamma Verde: a imprensa integralista e as disputas pelo poder político em Santa Catarina. Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro: vol. 5, n. 3, p. 377-396, set.-dez. 2013.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Edição

Seção

Artigos