O protagonismo da leitura no projeto de formação integralista: livros no jornal Flamma Verde - Florianópolis (SC) - entre 1936-1938

Autori

  • Gustavo Tiengo Pontes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Maria Teresa Santos Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n69p57-72

Parole chiave:

Livros, leitura, Ação Integralista Brasileira

Abstract

O objetivo deste artigo é dar visibilidade à coluna “Bibliografia”, publicada no jornal integralista Flamma Verde, editado em Florianópolis (SC) entre 1936-1938. Nessa coluna, constante em diversas edições desse jornal, foi indicada uma série de livros que apresentavam breves comentários cujo objetivo era “controlar” mais de perto a leitura e seus sentidos ligados ao projeto de formação integralista. A partir da análise de algumas dessas obras e de seus comentários, busca-se tecer considerações sobre aspectos relativos ao modelo de formação posto em circulação pela difusão dessa série de livros.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Gustavo Tiengo Pontes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Gustavo Tiengo Pontes é graduado em História (Universidade Federal de Santa Catarina), Mestre em Educação/História e Historiografia da Educação (Universidade do Estado de Santa Catarina). É doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor de História pela rede pública do Estado de Santa Catarina no Colégio Pero Vaz de Caminha. Tem pesquisa sobre a Ação Integralista Brasileira e periódicos, e desenvolve pesquisa de doutorado sobre o campo de produção de periódicos na cidade de Florianópolis na década de 1930.

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Maria Teresa Santos Cunha é graduada e tem Mestrado em História (Universidade Federal de Santa Catarina) e Doutorado em Educação/História e Filosofia (Universidade de São Paulo). É Professora do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Pós-Graduação em História dessa Universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural e História do Tempo Presente, atuando nas seguintes áreas: História da Leitura e da Cultura Escrita, História da Educação, Acervos Pessoais e Patrimônio Cultural. Foi Coordenadora Nacional do Grupo de Trabalho de História da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação- ANPEd/ Out. 2009 - 2011. Foi Integrante Titular do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional/Rio de Janeiro/Ministério da Cultura./2011 a 2013 e Editora das Revistas Linhas e Tempo e Argumento, na UDESC, entre 2013 a 2016. Atualmente exerce a Vice-Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente na Universidade do Estado de Santa Catarina. É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, Hermetes Reis de. A invenção do litoral: reformas urbanas e reajustamento social em Florianópolis na Primeira República. Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATARINA, Afrânio (Org.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 79-88.

CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Integralismo: ideologia e organização de um partido de massa no Brasil (1932-1937). Bauru, SP: EDUSC, 1999.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary del Priore. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Mensageiro de sociabilidades: estudo sobre um jornal escolar infantil (1946-52). In: MORGA, Antonio Emílio (Org). História, Cidade e Sociabilidade. Itajaí: Casa Aberta Editora, 2011. p. 235-250.

DARNTON, Robert. O Beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FLAMMA VERDE. Florianópolis, SC: Ação Integralista Brasileira, 1936-1938. (Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina).

HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. Trad. Maria da Penha Villalobos, Lourenço de Oliveira Lólio e Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

LEÃO, Andréa Borges. Norbert Elias e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MAIO, Marcos Chor; CYTRYNOWICZ, Roney. Ação Integralista Brasileira: um movimento fascista no Brasil (1932-1938). In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Tempo do Nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 41-61.

OLIVEIRA, Rodrigo Santos. Imprensa Integralista, Imprensa Militante (1932-1937). 2009. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2009.

PONTES, Gustavo Tiengo. Adeptos do Sigma em Florianópolis: estudo sobre o periódico ‘Flamma Verde’ e a presença integralista na capital catarinense. 2013. Monografia de Conclusão de Curso (História), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2013.

SALGADO, Plínio. A doutrina do Sigma. Rio de Janeiro: Schmidt, 1935.

TORRESINI, Elizabeth Wenhausen Rochadel. Editora Globo: uma aventura editorial nos anos 30 e 40. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 1999.

TRINDADE, Hélgio. Integralismo: o fascismo brasileiro na década de 30. São Paulo, Rio de Janeiro: Difel, 1979.

VENÂNCIO, Giselle Martins. Da escrita impressa aos impressos da biblioteca: uma análise da trajetória de leitura de Francisco José de Oliveira Vianna. In: DUTRA, Eliana de Freitas; MOLLIER, Jean-Yves (Org.). Política, Nação e Edição: o lugar dos impressos na construção da vida política. Brasil, Europa e Américas no século XVIII e XX. São Paulo: Annablume, 2006. p. 87-108.

VELLOSO, Mônica Pimenta. História & Modernismo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

ZANELATTO, João Henrique. Anauê, Alvorada e Flamma Verde: a imprensa integralista e as disputas pelo poder político em Santa Catarina. Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro: vol. 5, n. 3, p. 377-396, set.-dez. 2013.

Pubblicato

2017-05-16

Fascicolo

Sezione

Artigos