Diálogos sobre os fazeres pedagógicos em um curso de formação continuada

Autores

  • Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez Pesquisadora independente, Campinas, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n69p103-113

Palavras-chave:

Reflexão, práticas, narrativas

Resumo

A reflexão tornou-se uma ação importante na formação do professor e de outros profissionais da educação, como orientadores pedagógicos, diretores, agentes de Educação Infantil, entre outros. Entretanto, que ações reflexivas são possíveis em ambientes de formação continuada? Na tentativa de dialogar sobre essa questão e inserido na vertente do profissional reflexivo, o presente texto propõe apresentar o contexto de um curso de formação continuada desenvolvido por uma Prefeitura Municipal do Estado de São Paulo. Intitulado “Do Planejamento ao Registro: as implicações dessas práticas para/no cotidiano da Educação Infantil”, esse curso buscou dialogar sobre diferentes práticas pedagógicas e, além disso, promover trocas de experiência e reflexão; e elaborar e registrar, com narrativas, as atividades que poderiam ser desenvolvidas no ambiente educacional com crianças pequenas. A reflexão, neste texto, parte da relação estabelecida entre experiência vivida e contada nesse curso, num caminho também apoiado por referenciais teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez, Pesquisadora independente, Campinas, SP, Brasil.

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez é graduada em Pedagogia (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo), tem Mestrado em Ensino e Práticas Culturais (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas). Tem experiência na área de formação de professores, práticas de ensino e práticas reflexivas.

Referências

BENJAMIN, W. O narrador. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas – magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

CHALUH, L. N. Formação e Alteridade: pesquisa na e com a escola. 2008. Tese (Doutorado em Educação)- Educação da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2008.

GALVÃO, C. Narrativa em Educação, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

JOSSO, C. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MARTIN, A. O. de O. Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de Pedagogia. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação)– Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2010.

PRADO, G. do V. T.; SOLIGO, R. (Org.). Porque escrever é fazer história. Relações, subversões, Superações. Campinas: Graf FE, 2005.

RANCIÉRE, J. O mestre ignorante. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria de docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

ZEICHNER, K. M. El maestro como profesional reflexivo. Cuadernos de Pedagogia, Lisboa, n. 20, p. 44-49, 1992.

______. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

______. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Edição

Seção

Artigos