Diálogos sobre os fazeres pedagógicos em um curso de formação continuada

Autori

  • Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez Pesquisadora independente, Campinas, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n69p103-113

Parole chiave:

Reflexão, práticas, narrativas

Abstract

A reflexão tornou-se uma ação importante na formação do professor e de outros profissionais da educação, como orientadores pedagógicos, diretores, agentes de Educação Infantil, entre outros. Entretanto, que ações reflexivas são possíveis em ambientes de formação continuada? Na tentativa de dialogar sobre essa questão e inserido na vertente do profissional reflexivo, o presente texto propõe apresentar o contexto de um curso de formação continuada desenvolvido por uma Prefeitura Municipal do Estado de São Paulo. Intitulado “Do Planejamento ao Registro: as implicações dessas práticas para/no cotidiano da Educação Infantil”, esse curso buscou dialogar sobre diferentes práticas pedagógicas e, além disso, promover trocas de experiência e reflexão; e elaborar e registrar, com narrativas, as atividades que poderiam ser desenvolvidas no ambiente educacional com crianças pequenas. A reflexão, neste texto, parte da relação estabelecida entre experiência vivida e contada nesse curso, num caminho também apoiado por referenciais teóricos.

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Biografia autore

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez, Pesquisadora independente, Campinas, SP, Brasil.

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez é graduada em Pedagogia (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo), tem Mestrado em Ensino e Práticas Culturais (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas). Tem experiência na área de formação de professores, práticas de ensino e práticas reflexivas.

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Pubblicato

2017-05-16

Fascicolo

Sezione

Artigos