Leitura literária e aula de língua: notas para uma abordagem aplicada
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2010v28n55p55-60Palavras-chave:
Aula de língua, leitura literária, texto literário.Resumo
Este artigo retoma a questão da disciplinarização do texto literário e da leitura literária pela prática escolar, ou seja, os modos com que passam a integrar historicamente a ordem de uma disciplina escolar – língua portuguesa (e, em alguns casos, a disciplina literatura) –, o que implica considerar os projetos curriculares que materializam as finalidades da escola e do ensino de língua/literatura, além dos modos com que esses projetos ganham corpo no contexto específico da prática didática. O foco nesses aspectos complementares permite levantar algumas hipóteses sobre as possibilidades didáticas de tratamento da leitura literária na escola brasileira da atualidade.
Downloads
Referências
ALVES, J. H. P. “Abordagem do poema: roteiro de um desencontro”.
In: DIONÍSIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.).
O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro:
Lucerna, 2003. p. 60-72.
CHERVEL, A. La culture scolaire: une approche historique. Paris:
Belin, 1998.
GOMES-SANTOS, S. N. Recontando histórias na escola: gêneros
discursivos e produção da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LEAHY-DIOS, C. M. Educação literária como metáfora social. 2. ed. São
Paulo: Martins Fontes, 2004.
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, literatura e escola:
sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
RAZZINI, M. P. G. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino
de português e de literatura (1838-1971). Tese (Doutorado) —
IEL/Unicamp, Campinas, 2000.
ROJO, R. H. R. “O texto no ensino-aprendizagem de línguas hoje:
desafios da contemporaneidade”. In: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI,
L. H. B.; MESQUITA, E. M. C. (Org.). Gêneros de texto:
caracterização e ensino. Uberlândia: Edufu – Editora da
Universidade Federal de Uberlândia, 2008. p. 9-43.
SCHNEUWLY, B. "Genres et forme scolaire: enseignement e apprentissage
de la langue première à l’école". In: JORNADA DE
ESTUDOS "CORPUS ET GENRES: APPORT DES GRANDS
CORPUS POUR LA CARACTERISATION DES GENRES
SCOLAIRES”. Nanterre: Université Paris X, 2006.
SOARES, M. “A escolarização da literatura infantil e juvenil”. In:
EVANGELISTA, Aracy A. M.; BRANDÃO, Heliana Maria B.;
MACHADO, Maria Zélia V. (Org.). A escolarização da leitura
literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte:
Autêntica, 2003.
ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. 2. ed. São Paulo:
Contexto, 1991.