Leitura literária e aula de língua: notas para uma abordagem aplicada

Autori

  • Sandoval Nonato Gomes-Santos

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2010v28n55p55-60

Parole chiave:

Aula de língua, leitura literária, texto literário.

Abstract

Este artigo retoma a questão da disciplinarização do texto literário e da leitura literária pela prática escolar, ou seja, os modos com que passam a integrar historicamente a ordem de uma disciplina escolar – língua portuguesa (e, em alguns casos, a disciplina literatura) –, o que implica considerar os projetos curriculares que materializam as finalidades da escola e do ensino de língua/literatura, além dos modos com que esses projetos ganham corpo no contexto específico da prática didática. O foco nesses aspectos complementares permite levantar algumas hipóteses sobre as possibilidades didáticas de tratamento da leitura literária na escola brasileira da atualidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALVES, J. H. P. “Abordagem do poema: roteiro de um desencontro”.

In: DIONÍSIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.).

O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro:

Lucerna, 2003. p. 60-72.

CHERVEL, A. La culture scolaire: une approche historique. Paris:

Belin, 1998.

GOMES-SANTOS, S. N. Recontando histórias na escola: gêneros

discursivos e produção da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LEAHY-DIOS, C. M. Educação literária como metáfora social. 2. ed. São

Paulo: Martins Fontes, 2004.

MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, literatura e escola:

sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

RAZZINI, M. P. G. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino

de português e de literatura (1838-1971). Tese (Doutorado) —

IEL/Unicamp, Campinas, 2000.

ROJO, R. H. R. “O texto no ensino-aprendizagem de línguas hoje:

desafios da contemporaneidade”. In: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI,

L. H. B.; MESQUITA, E. M. C. (Org.). Gêneros de texto:

caracterização e ensino. Uberlândia: Edufu – Editora da

Universidade Federal de Uberlândia, 2008. p. 9-43.

SCHNEUWLY, B. "Genres et forme scolaire: enseignement e apprentissage

de la langue première à l’école". In: JORNADA DE

ESTUDOS "CORPUS ET GENRES: APPORT DES GRANDS

CORPUS POUR LA CARACTERISATION DES GENRES

SCOLAIRES”. Nanterre: Université Paris X, 2006.

SOARES, M. “A escolarização da literatura infantil e juvenil”. In:

EVANGELISTA, Aracy A. M.; BRANDÃO, Heliana Maria B.;

MACHADO, Maria Zélia V. (Org.). A escolarização da leitura

literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte:

Autêntica, 2003.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. 2. ed. São Paulo:

Contexto, 1991.

Fascicolo

Sezione

Artigos