Literatura digital dentro e fora da escola: a mediação da experiência estética na infância

Autores

  • Elizabeth Cardoso Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Aline Frederico Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n75p19-38

Palavras-chave:

Aplicativo literário, literatura para infância, formação de leitores literários

Resumo

O artigo discute como as características da literatura digital demandam um
redirecionamento nas estratégias da mediação da leitura literária, deslocando o foco do mediador para as obras e a experiência estética. Para tanto, abordam-se a importância, os limites e os desafios da mediação da literatura, especialmente da literatura digital, na escola
e em casa. Primeiramente, revisa-se o conceito de literatura infantil digital. Em seguida, consideram-se as relações entre mediador e leitor infantil, destacando a importância do corpo e da materialidade da experiência literária e a forma como esses se transformam na leitura digital. Examinam-se e ampliam-se os preceitos levantados, com o objetivo de refletir sobre a mediação para além do ensino da literatura, ou seja, com o propósito da fruição literária. Por fim, traz-se a análise do aplicativo Spot, com vistas às possibilidades de uma mediação centrada no potencial estético da obra.

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Biografia do Autor

Elizabeth Cardoso, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Elizabeth Cardoso é professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em
Literatura e Crítica Literária na PUC-SP. Doutora em Teoria Literária pela
Universidade de São Paulo (USP), com estágios de pesquisa na Universidade
Estadual de Nova York (Estados Unidos) e na Universidade Complutense de
Madri (Espanha). Concluiu Pós-doutorado na Universidade Católica de São
Paulo (PUC-SP). É vice-líder do Grupo de Pesquisa Literatura Infantil e Juvenil
“A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas” (PUC-SP). Ministra cursos
de extensão, participa de congressos e tem várias publicações acadêmicas na
área. Seus livros mais recentes são Literatura e Ensino – Territórios em Diálogos, Capes-EDUC e Feminilidade e Transgressão - uma leitura da obra de Lúcio Cardoso, ensaio crítico pela Humanitas-Fapesp. Como escritora de ficção: Todo mundo é misturado, romance infantojuvenil, Brinque Book/Escarlate, 2016, e Tarcirurga, Bartolomeu e Pluminha, conto infantil ilustrado, Bamboozinho, 2017).
E-mail: elizcardoso@terra.com.br.

Aline Frederico, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Aline Frederico é pós-doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados
em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP. Possui Doutorado em Educação
(Universidade de Cambridge, Inglaterra), Mestrado Interdisciplinar em
Literatura Infantil (Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá) e Bacharelado
em Editoração (USP). É integrante do Grupo de Pesquisa “A voz escrita infantil
e juvenil: práticas discursivas” (PUC-SP) e curadora do website Literacy Apps,
do National Literacy Trust do Reino Unido (http://literacyapps.literacytrust.
org.uk). É autora de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais e
possui anos de experiência no mercado editorial, trabalhando na publicação de
conteúdos impressos e digitais para crianças e jovens.
E-mail: dr.aline.frederico@gmail.com. Site: www.alinefrederico.com.

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Publicado

2019-05-15

Edição

Seção

Dossiê – Artigos