Literatura digital dentro e fora da escola: a mediação da experiência estética na infância
DOI :
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n75p19-38Mots-clés :
Aplicativo literário, literatura para infância, formação de leitores literáriosRésumé
O artigo discute como as características da literatura digital demandam um
redirecionamento nas estratégias da mediação da leitura literária, deslocando o foco do mediador para as obras e a experiência estética. Para tanto, abordam-se a importância, os limites e os desafios da mediação da literatura, especialmente da literatura digital, na escola
e em casa. Primeiramente, revisa-se o conceito de literatura infantil digital. Em seguida, consideram-se as relações entre mediador e leitor infantil, destacando a importância do corpo e da materialidade da experiência literária e a forma como esses se transformam na leitura digital. Examinam-se e ampliam-se os preceitos levantados, com o objetivo de refletir sobre a mediação para além do ensino da literatura, ou seja, com o propósito da fruição literária. Por fim, traz-se a análise do aplicativo Spot, com vistas às possibilidades de uma mediação centrada no potencial estético da obra.
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