A consciência fonológica no processo de alfabetização em pesquisas recentes

Autores

  • Amanda dos Reis Hermann Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.
  • Heloisa Chalmers Sisla Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p27-40

Palavras-chave:

alfabetização, consciência fonológica, prática pedagógica

Resumo

Este artigo visa identificar a presença da consciência fonológica e as formas como se manifesta o trabalho com ela em estudos recentes, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os artigos analisados foram reunidos em três grupos: pesquisas empíricas que reconhecem a importância da consciência fonológica, pesquisas documentais e bibliográficas e pesquisas empíricas que criticam o trabalho com a consciência fonológica. Ficou evidenciado que há práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica pelas alfabetizadoras, mas que muitas vezes não aparecem com essa terminologia, sendo pouco explicitadas ou limitadas. Um dos dados mais preocupantes é o do grupo de trabalhos que rejeitam a consciência fonológica como necessária para a alfabetização. A alfabetização requer práticas contextualizadas, que abranjam as várias facetas do processo.

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Biografia do Autor

Amanda dos Reis Hermann, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Amanda dos Reis Hermann é graduada em Pedagogia (Universidade Federal de São Carlos). Atualmente é mestranda em Linguística (Universidade Federal de São Carlos) e professora do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de aquisição da língua materna, letramento, dialogicidade, leitura e escrita.

Heloisa Chalmers Sisla, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Heloisa Chalmers Sisla é graduada em Pedagogia (Universidade de São Paulo), tem Mestrado em Educação em Museu (Bank Street College of Education) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). É professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com pesquisas nos seguintes temas: letramento; ensino de produção textual; ensino de compreensão leitora; formação de professores/as.

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Publicado

2019-09-03

Edição

Seção

Artigos