A consciência fonológica no processo de alfabetização em pesquisas recentes

Authors

  • Amanda dos Reis Hermann Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.
  • Heloisa Chalmers Sisla Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p27-40

Keywords:

alfabetização, consciência fonológica, prática pedagógica

Abstract

Este artigo visa identificar a presença da consciência fonológica e as formas como se manifesta o trabalho com ela em estudos recentes, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os artigos analisados foram reunidos em três grupos: pesquisas empíricas que reconhecem a importância da consciência fonológica, pesquisas documentais e bibliográficas e pesquisas empíricas que criticam o trabalho com a consciência fonológica. Ficou evidenciado que há práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica pelas alfabetizadoras, mas que muitas vezes não aparecem com essa terminologia, sendo pouco explicitadas ou limitadas. Um dos dados mais preocupantes é o do grupo de trabalhos que rejeitam a consciência fonológica como necessária para a alfabetização. A alfabetização requer práticas contextualizadas, que abranjam as várias facetas do processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda dos Reis Hermann, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Amanda dos Reis Hermann é graduada em Pedagogia (Universidade Federal de São Carlos). Atualmente é mestranda em Linguística (Universidade Federal de São Carlos) e professora do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de aquisição da língua materna, letramento, dialogicidade, leitura e escrita.

Heloisa Chalmers Sisla, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Heloisa Chalmers Sisla é graduada em Pedagogia (Universidade de São Paulo), tem Mestrado em Educação em Museu (Bank Street College of Education) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). É professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com pesquisas nos seguintes temas: letramento; ensino de produção textual; ensino de compreensão leitora; formação de professores/as.

References

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; MORAIS, Artur Gomes; FERREIRA, Andréa Tereza Brito. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, p. 252-265, maio/ago. 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

BAZZO, Jilvania Lima Santos; GODOY, Dalva. Linguagens, sons e cores: ou sobre o aprendizado da leitura. Leitura: teoria & prática, Campinas, ano 30, n. 58, p. 383-391, jun. 2012. Suplemento especial 18º COLE. Disponível em: <http://alb.org.br/wp-content/uploads/2015/11/ltp_58_suplemento_18cole.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Grupo de trabalho alfabetização infantil. Os novos caminhos: relatório fi nal. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2007.

CORNÉLIO, Shenia D’Arc Venturim; RODRIGUES, Ednalva Gutierrez; BECALLI, Fernanda Zanetti. Alfabetização, ciência e ideologia. Leitura: teoria & prática, Campinas, ano 30, n. 58, p. 688-695, jun. 2012. Suplemento especial 18º COLE. Disponível em: <http://alb.org.br/wp-content/uploads/2015/11/ltp_58_suplemento_18cole.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

CORREIA, Joelma Reis. A concepção de linguagem de professoras alfabetizadoras e sua influência no ensino do ato de ler. Leitura: teoria & prática, Campinas, ano 30, n. 58, p. 706-723, jun. 2012. Suplemento especial 18º COLE. Disponível em: <http://alb.org.br/wp-content/uploads/2015/11/ltp_58_suplemento_18cole.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

CUNHA, Neide Brito; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Inter-relação entre dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. Leitura: teoria & prática, Campinas, ano 30, n. 58, p. 837-844, jun. 2012. Suplemento especial 18º COLE. Disponível em: <http://alb.org.br/wp-content/uploads/2015/11/ltp_58_suplemento_18cole.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

CRUZ, Magna do Carmo Silva; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. A relação entre as práticas de alfabetização e as aprendizagens das crianças nos três anos iniciais do ensino fundamental em escolas organizadas em série e em ciclos. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, Porto de Galinhas – PE, 2012. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt10-2015_res.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

FAYOL, Michel. Aquisição da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

LEAL, L. N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline; TIBÚRCIO, Ana Paula do Amaral. Práticas de alfabetização com crianças de seis anos no ensino fundamental: diferentes estratégias, diferentes concepções. Cadernos CEDES, v. 37, n. 102, p.219-236, maio/ago, Campinas. 2017.

MARCONI, Marina Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MEC/UNESCO. Alfabetização como liberdade. Brasília: MEC, 2003.

MELO, Terezinha Toledo Melquíades; MAGALHÃES, Luciane Manera. O desafio do “alfabetizar letrando” em sala de aula: um estudo de caso. In: 36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. Goiânia – GO, 2013. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt10_3426_resumo.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

MORTATTI, Maria do R. L. A “querela dos métodos de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate”. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, v. 3, n. 5, p. 91-114, set./fev, 2009. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p91-114>. Acesso em: 18 jan. 2019.

OLIVEIRA, Solange Alves. O sistema de notação alfabética como objeto de ensino e de avaliação num regime ciclado: concepções da prática. In: 29ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. Caxambu – MG, 2006. Disponível em: <http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT10-2314--Int.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

SANTOS, Sandoval Nonato Gomes; JORDÃO, Heloisa Gonçalves. Interação e trabalho docente em aula de alfabetização. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas v. 53 n. 1. p. 33-54, jan./jun. 2014.

SCHREIBER, Mariana. Governo Bolsonaro: Contra ‘ideologia’ na alfabetização, novo secretário quer guinada metodológica no ensino. BBC News Brasil. Brasília, 14 jan. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46863916>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SEMIS, Laís. “Vivi o Estado Novo e passei pela ditadura, mas nunca vi um período tão assustador como este na Educação”. Nova escola, 10 jan. 2019. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/15004/vivi-o-estado-novo-e-passei-pela-ditadura-mas-nunca-vi-um-periodo-tao-assustador-como-este-na-educacao>. Acesso em: 18 jan. 2019.

______. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.

______. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, v. 52, p. 19-24, fev. 1985.

SOARES, Magda B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 1-17, jan./fev./mar. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf.> Acesso em: 28/ jul. 2009.

SOUSA, Sandra Novais; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; MELIM, Ana Paula Gaspar. Um cenário, duas técnicas: análise dos pressupostos teóricos dos programas alfa e beto e PNAIC. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. Florianópolis, 2015. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT10-3694.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

SOUZA, Ivânia Pereira Midon; CARDOSO, Cancionila Janzkovski. Práticas de alfabetização e letramento: o fazer pedagógico de uma alfabetizadora bem sucedida. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. Porto de Galinhas – PE, 2012. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt10-1637_int.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

TRINDADE, Iole Maria Faviero; MELLO, Darlize Teixeira; SILVA, Thaise. A atualização dos primeiros métodos de alfabetização em propostas contemporâneas. Educação e realidade. Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 829-857, jul./set. 2015.

Published

2019-09-03

Issue

Section

Artigos