A literatura como recurso pedagógico para o ensino de filosofia e sociologia: relato de uma experiência

Autores

  • Jonathan Henriques do Amaral Instituto Federal Rio Grande do Sul, Câmpus Bento Gonçalves, RS, Brasil
  • Adair Adams Instituto Federal Rio Grande do Sul, Câmpus Vacaria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p73-87

Palavras-chave:

literatura, ensino de Filosofia, ensino de Sociologia

Resumo

Relatamos uma experiência de trabalho com textos literários para a abordagem de conceitos de Filosofia e Sociologia, em turmas de Ensino Médio. Iniciamos a discussão justificando nossa proposta, com base no argumento de que a escola deve possibilitar o contato com formas de conhecimento que não são facilmente acessadas no cotidiano, para propiciar aos alunos a ampliação de suas visões de mundo. A seguir, detalhamos a metodologia utilizada na proposta, apresentando a pertinência das obras literárias escolhidas para a compreensão dos conteúdos trabalhados em ambas as disciplinas. Por fim, apresentamos os resultados de um levantamento feito com os alunos após a realização do trabalho, com o intuito de obter subsídios para a avaliação de nossa atividade. Concluímos que o trabalho teve um impacto positivo no incentivo à leitura entre os alunos, na compreensão dos conceitos abordados e na aquisição de capital cultural.

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Biografia do Autor

Jonathan Henriques do Amaral, Instituto Federal Rio Grande do Sul, Câmpus Bento Gonçalves, RS, Brasil

Jonathan Henriques do Amaral é graduado em Ciências Sociais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (campus Bento Gonçalves). Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Educação, com pesquisa nos seguintes temas: produção de conhecimento em Educação, relações entre Ciências Humanas e Ciências Biológicas e ensino de Sociologia no nível médio.

Adair Adams, Instituto Federal Rio Grande do Sul, Câmpus Vacaria, RS, Brasil

Adair Adams é graduado em Filosofia (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul), tem mestrado em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e Doutorado em Educação nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul). É professor EBTT do Instituto Federal Rio Grande do Sul - Campus Vacaria. Tem experiência na área de Hermenêutica, Fenomenologia e Fundamentos da Educação.

Referências

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Publicado

2019-09-03

Edição

Seção

Artigos