A literatura como recurso pedagógico para o ensino de filosofia e sociologia: relato de uma experiência

Auteurs-es

  • Jonathan Henriques do Amaral Instituto Federal Rio Grande do Sul, Câmpus Bento Gonçalves, RS, Brasil
  • Adair Adams Instituto Federal Rio Grande do Sul, Câmpus Vacaria, RS, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p73-87

Mots-clés :

literatura, ensino de Filosofia, ensino de Sociologia

Résumé

Relatamos uma experiência de trabalho com textos literários para a abordagem de conceitos de Filosofia e Sociologia, em turmas de Ensino Médio. Iniciamos a discussão justificando nossa proposta, com base no argumento de que a escola deve possibilitar o contato com formas de conhecimento que não são facilmente acessadas no cotidiano, para propiciar aos alunos a ampliação de suas visões de mundo. A seguir, detalhamos a metodologia utilizada na proposta, apresentando a pertinência das obras literárias escolhidas para a compreensão dos conteúdos trabalhados em ambas as disciplinas. Por fim, apresentamos os resultados de um levantamento feito com os alunos após a realização do trabalho, com o intuito de obter subsídios para a avaliação de nossa atividade. Concluímos que o trabalho teve um impacto positivo no incentivo à leitura entre os alunos, na compreensão dos conceitos abordados e na aquisição de capital cultural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jonathan Henriques do Amaral, Instituto Federal Rio Grande do Sul, Câmpus Bento Gonçalves, RS, Brasil

Jonathan Henriques do Amaral é graduado em Ciências Sociais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (campus Bento Gonçalves). Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Educação, com pesquisa nos seguintes temas: produção de conhecimento em Educação, relações entre Ciências Humanas e Ciências Biológicas e ensino de Sociologia no nível médio.

Adair Adams, Instituto Federal Rio Grande do Sul, Câmpus Vacaria, RS, Brasil

Adair Adams é graduado em Filosofia (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul), tem mestrado em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e Doutorado em Educação nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul). É professor EBTT do Instituto Federal Rio Grande do Sul - Campus Vacaria. Tem experiência na área de Hermenêutica, Fenomenologia e Fundamentos da Educação.

Références

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2003, p.41-64.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. Tradução de Nilson Moulin. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

GUEDES, P. C.; SOUZA, J. M. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, I. C. et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011, p.19-24.

MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL – 4ª edição. Brasil: Instituto Pró-Livro, 2016. Disponível em http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf. Acesso em 29 nov. 2018.

YOUNG, M. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, v.16, n.48, p.609-623, set./dez. 2011.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-03

Numéro

Rubrique

Artigos