Ensino da compreensão leitora na prática pedagógica de professores do ensino fundamental

Elaine Doroteia Hellwig Braz, Sandra Regina Kirchner Guimarães

Resumo


A aprendizagem da leitura é um processo complexo que requer a instalação de diversas habilidades linguístico-cognitivas, que depende de ensino explícito. Este estudo analisa os dados coletados na observação de práticas pedagógicas para o ensino da compreensão da leitura adotadas por professoras de 3.º e 4.º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Curitiba-PR. Como instrumento para coleta/registro das informações foi utilizada uma pauta de observação contendo 33 itens, organizada para registrar as estratégias didáticas utilizadas pelas professoras antes, durante e depois da leitura de texto. Verificou-se que a maior parte das estratégias de ensino são realizadas após a leitura e que, normalmente, essas atividades são voltadas para a compreensão literal das informações veiculadas pelos textos. Conclui-se pela necessidade de aprimoramento do ensino da compreensão leitora, o qual deve focalizar a capacidade de o leitor reorganizar as informações do texto e alcançar uma compreensão inferencial e crítica.


Palavras-chave


compreensão da leitura; estratégias de leitura; ensino da compreensão leitora

Texto completo:

PDF

Referências


ALÉGRIA, J., LEYBAERT, J. & MOUSTY, P.. Aquisição da leitura e distúrbios associados: avaliação, tratamento e teoria. Em J. Grégoire & B. Piérart (Orgs.). Avaliação dos problemas de leitura: os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas (pp. 105- 124) (M. R. B. Osório, Trad.) Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1994), 1997.

BRASIL. Indicador de alfabetismo funcional – INAF: Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho. Disponível em: . Acesso em: 27/02/2018.

CATALÀ, G. et al. Evaluación de la comprensión lectora: Pruebas ACL (1.º ao 6.º de primária). 8.º reinpresión. Barcelona, 2013.

COSTA, S. R. Dicionário de Gêneros Textuais. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GIASSON, J. A compreensão na leitura. Tradução de Maria José Frias. Lisboa, Portugal: Edições ASA, 1993.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. IDEB Resultados e Metas. Disponível em: .

JOUVE, V. A leitura. Tradução Brigitte Hervot. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

MALUF, M. R. O Psicólogo Escolar e a Alfabetização. In: MARTINEZ, A.M. (Org.). Psicologia Escolar e Compromisso Social. Campinas, SP: Alínea, 2005.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri, SP: Manole, 2013.

OLIVEIRA, M. H. M. A. de. Estratégias de Compreensão de Leitura (resenha) . Revista Psicologia Escolar e Educacional, v.7, n. 1, Campinas, June 2003. Disponível em: . Acesso em: 27/02/2018.

ROJO, R. Letramento e capacidade de leitura para a cidadania. PUCSP, 2004.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998 (reimpressão 2012).

VIANA, F. L. et al. O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1º ciclo do ensino básico. Coimbra: Edições Almedina, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leitura: Teoria & PráticaAssociação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 2317-0972 - ISSN da edição impressa: 0102-387X