Ensino da compreensão leitora na prática pedagógica de professores do ensino fundamental

Autori

  • Elaine Doroteia Hellwig Braz Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil
  • Sandra Regina Kirchner Guimarães Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p89-108

Parole chiave:

compreensão da leitura, estratégias de leitura, ensino da compreensão leitora

Abstract

A aprendizagem da leitura é um processo complexo que requer a instalação de diversas habilidades linguístico-cognitivas, que depende de ensino explícito. Este estudo analisa os dados coletados na observação de práticas pedagógicas para o ensino da compreensão da leitura adotadas por professoras de 3.º e 4.º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Curitiba-PR. Como instrumento para coleta/registro das informações foi utilizada uma pauta de observação contendo 33 itens, organizada para registrar as estratégias didáticas utilizadas pelas professoras antes, durante e depois da leitura de texto. Verificou-se que a maior parte das estratégias de ensino são realizadas após a leitura e que, normalmente, essas atividades são voltadas para a compreensão literal das informações veiculadas pelos textos. Conclui-se pela necessidade de aprimoramento do ensino da compreensão leitora, o qual deve focalizar a capacidade de o leitor reorganizar as informações do texto e alcançar uma compreensão inferencial e crítica.

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Biografie autore

Elaine Doroteia Hellwig Braz, Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil

Elaine Doroteia Hellwig Braz é graduada em Letras (Universidade Tuiuti do Paraná), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal do Paraná). É professora do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Curitiba. Tem experiência na área de Alfabetização e Língua Portuguesa, com pesquisas nos seguintes temas: compreensão da leitura; inferência.

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Sandra Regina Kirchner Guimarães é graduada em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal do Paraná) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Universidade de São Paulo). É professora/pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Alfabetização, Formação de Professores e Psicologia Escolar e Educacional, com pesquisas nos seguintes temas: aprendizagem inicial e aperfeiçoamento da linguagem escrita, habilidades metacognitivas e metalinguísticas, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

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Pubblicato

2019-09-03

Fascicolo

Sezione

Artigos