Recontextualização a serviço do desenvolvimento da escrita: análise de duas produções de texto do ensino médio

Autores

  • Tailane Flores Antunes Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, Ponta Porã, MS, Brasil
  • Edilaine Buin Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Dourados, MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p125-145

Palavras-chave:

recontextualização, acontecimento discursivo, aquisição da escrita

Resumo

Partindo do princípio de linguagem como interação e de texto como lugar em que ela se manifesta, pretende-se mostrar como a atividade de recontextualização, na produção textual, proporcionou aos estudantes refratarem acontecimentos discursivos. Trata-se de parte dos resultados de uma pesquisa-ação, no campo aplicado dos estudos linguísticos, cujos dados foram gerados em uma escola pública estadual, no município de Dourados/MS, em dois primeiros anos do Ensino Médio. As aulas de Língua Portuguesa, que propiciaram a constituição do corpus composto por um total de 70 textos, envolveram leituras reflexivas e análise linguística de três versões do gênero conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, culminando no trabalho de escrita/reescrita, pelos estudantes, da quarta versão do conto. Dois dos dados, qualitativamente selecionados, apontam que a materialidade dos contos recontextualizados pelos estudantes refrata experiências tanto empíricas quanto simbólicas e marca ideologias, crenças e valores. A atividade de recontextualização parece contribuir significativamente para o desenvolvimento da escrita, na medida em que propicia a concretização desta como acontecimento discursivo.

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Biografia do Autor

Tailane Flores Antunes, Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, Ponta Porã, MS, Brasil

Tailane Flores Antunes é graduada em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (2015) e Mestre em Linguística Aplicada pela UFGD (2017). Atualmente atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura em uma Escola Pública Estadual no distrito da cidade de Ponta Porã.

Edilaine Buin, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Dourados, MS, Brasil

Edilaine Buin é graduada em Letras (Universidade Estadual de Campinas), tem Mestrado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas) e Doutorado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). É professora/pesquisadora da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com pesquisa nos seguintes temas: Aquisição da Escrita, Letramentos e Formação de Professores.

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Publicado

2019-09-03

Edição

Seção

Artigos