A leitura na escola: uma proposta de abordagem multidisciplinar

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DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p151-165

Resumo

Ler desempenha um papel fundamental nos processos de interação crítica com o mundo social e com a cultura, fomenta a ampliação da autonomia e contribui para a percepção de singularidades humanas diversas. No entanto, as poucas oportunidades de formação continuada dos professores e as escassas interlocuções da universidade com a comunidade escolar vão na contramão da consolidação de políticas públicas voltadas à promoção dessa aprendizagem. Diante disso, este artigo objetiva discutir espaços e ampliar possibilidades de encontro e de pesquisa com professores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, com vistas a mobilizar subsídios teóricos e ações práticas diferenciadas que culminem na implementação de um projeto multidisciplinar de tematização da leitura.

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Biografia do Autor

João Claudio Arendt, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Letras da PUCRS com Estágio Pós-doutoral na FU-Berlin. Docente permanente no PPGL da Universidade Federal do Espírito Santo

Fabiana Kaodoinski, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul e aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxioas do Sul

Referências

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Publicado

2022-05-13

Edição

Seção

Escrita, leitura e escolas – Artigos