A leitura na escola: uma proposta de abordagem multidisciplinar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p151-165

Abstract

Ler desempenha um papel fundamental nos processos de interação crítica com o mundo social e com a cultura, fomenta a ampliação da autonomia e contribui para a percepção de singularidades humanas diversas. No entanto, as poucas oportunidades de formação continuada dos professores e as escassas interlocuções da universidade com a comunidade escolar vão na contramão da consolidação de políticas públicas voltadas à promoção dessa aprendizagem. Diante disso, este artigo objetiva discutir espaços e ampliar possibilidades de encontro e de pesquisa com professores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, com vistas a mobilizar subsídios teóricos e ações práticas diferenciadas que culminem na implementação de um projeto multidisciplinar de tematização da leitura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Claudio Arendt, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Letras da PUCRS com Estágio Pós-doutoral na FU-Berlin. Docente permanente no PPGL da Universidade Federal do Espírito Santo

Fabiana Kaodoinski, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul e aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxioas do Sul

References

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EDUCAÇÃO É A BASE. Ministério da Educação (2017). Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FONTANA, N. M.; PAVIANI, N. M. S.; PRESSANTO, I. M. P. Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação. Caxias do Sul: Educs, 2009.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 36. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

NEVES, I. C. B. et al. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 1998.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. ENEM 2015 por escola. Disponível em http://portal.inep.gov.br/enem. Acesso em: 15 nov. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. Disponível em http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO: fomento à leitura e acesso ao livro. 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. Disponível em http://prolivro.org.br/home/index.php/atuacao/25-projetos/pesquisas/3900-pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil-48. Acesso em: 10 dez. 2020.

LEVY, P. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.

LEVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MORO, E. L. da S.; ESTABEL, L. B. Mediadores de leitura na família, na escola, na biblioteca, na bibliodiversidade. In: NEVES, I. C. B; MORO, E. L. da S.; ESTABEL, L. B. (Org.). Mediadores de leitura na bibliodiversidade. Porto Alegre: Evangraf/SEAD/UFRGS, 2012.

PIRES, M. F. de C. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino.Interface – Comunicação, saúde, educação, v. 2, p. 173-179, fev. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831998000100010. Acesso em: 15 de janeiro de 2021.

PLATÃO. A república. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2000.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTOS, M. M. C. dos. Texto didático: propriedades textuais e pressupostos epistemológicos. Caxias do Sul: EDUCS, 2001.

SAVELI, E. de L. Por uma pedagogia da leitura: reflexões sobre a formação do leitor. In: BAGNO, M. et al. Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos (2004). Disponível em https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 10 de dezembro de 2020.

SOUZA, R. J. da; COSSON, R. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/*123456789/401430. Acesso em: 12 nov. 2020.

Published

2022-05-13

Issue

Section

Escrita, leitura e escolas – Artigos