Leitura deleite: reflexões para a expansão das práticas de leitura por professores alfabetizadores com os multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p137-150Palavras-chave:
leitura deleite, professores alfabetizadores, multiletramentos.Resumo
Este artigo origina-se de uma pesquisa de mestrado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo voltada à investigação das práticas de leitura comumente realizadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pela utilização majoritária de um questionário realizado com 18 professores alfabetizadores foi possível a constatação da predileção pela prática de leitura deleite, a leitura inicial feita pelo professor com a finalidade de desenvolver o interesse pelo ato de ler. Embora a prática favoreça a formação do leitor, torna-se fundamental o olhar para a expansão de múltiplas possibilidades em torno da leitura e literatura, motivo pelo qual se delineia uma proposta formativa com os multiletramentos como meio de expandir as ações docentes em um contexto colaborativo, ativo e participativo.
This article originates from a master's research at the Pontifical Catholic University of São Paulo focused on the investigation of reading practices commonly carried out in the Initial Years of Elementary School. Due to the majority use of a questionnaire carried out with 18 teachers, it was possible to verify the predilection for the practice of delight reading, the initial reading done by the teacher in order to develop interest in the act of reading. Although the practice favors the formation of the reader, it is essential to look at the expansion of multiple possibilities around reading and literature, which is why a formative proposal with multiliteracies is outlined as a means of expanding teaching actions in a collaborative context, active and participatory.
Downloads
Referências
BARROS, Marinete Maria da Guia Campos; LEITE, Erotildes Pereira; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos. Leitura Deleite: o que pensam os professores do Ciclo Básico de Alfabetização. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 21, n. 1, p. 8 – 13, 2020.
BUSATTO, Cléo. Narrando histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Dissertação (Mestrado) em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
FEITOZA, I.S.A. Práticas literárias de professores alfabetizadores: alicerce para o compartilhamento formativo com base nos multiletramentos. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
FERRAREZI, Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna.1ª. ed. –São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 2017.
KOHAN, Silvia Adela. Escrever para crianças: tudo o que eu preciso saber para produzir textos de literatura infantil. (Coleção guias do escritor, 5). Tradução Gabriel Perissé, Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2013.
LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996.
LIBERALI, F. C. Formação crítica de educadores: Questões Fundamentais. Coleção: Novas perspectivas em Linguística Aplicada vol. 8, 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, p. 60-92, 1996
PAIVA, Silvia C.; OLIVEIRA, Ana. A leitura literária na escola.Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT),2010.
PASSARELLI, L. G. Educação linguística ao ritmo deste tempo cultural acelerado: Ler e escrever para interagir na vida em sociedade. In: LIBERALI, F.C.; MEGALE, A.; (orgs.). Alfabetização, Letramento e Multiletramentos em tempos de resistência. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.
SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVAGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (orgs.) Escolarização da leitura literária, 2ª. ed., 3ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 3ª Ed., 2005. Tradução Jefferson Luiz Camargo.