Leitura deleite: reflexões para a expansão das práticas de leitura por professores alfabetizadores com os multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p137-150Keywords:
leitura deleite, professores alfabetizadores, multiletramentos.Abstract
Este artigo origina-se de uma pesquisa de mestrado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo voltada à investigação das práticas de leitura comumente realizadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pela utilização majoritária de um questionário realizado com 18 professores alfabetizadores foi possível a constatação da predileção pela prática de leitura deleite, a leitura inicial feita pelo professor com a finalidade de desenvolver o interesse pelo ato de ler. Embora a prática favoreça a formação do leitor, torna-se fundamental o olhar para a expansão de múltiplas possibilidades em torno da leitura e literatura, motivo pelo qual se delineia uma proposta formativa com os multiletramentos como meio de expandir as ações docentes em um contexto colaborativo, ativo e participativo.
This article originates from a master's research at the Pontifical Catholic University of São Paulo focused on the investigation of reading practices commonly carried out in the Initial Years of Elementary School. Due to the majority use of a questionnaire carried out with 18 teachers, it was possible to verify the predilection for the practice of delight reading, the initial reading done by the teacher in order to develop interest in the act of reading. Although the practice favors the formation of the reader, it is essential to look at the expansion of multiple possibilities around reading and literature, which is why a formative proposal with multiliteracies is outlined as a means of expanding teaching actions in a collaborative context, active and participatory.
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