Desaprendizagens na ressonância dos encontros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n83p121-139

Palavras-chave:

Cartografia, corpo, diferença.

Resumo

Este texto cartografa encontros de um grupo de estudos e pesquisas em uma universidade pública. Leituras e abertura de mundos, gerando possibilidades de-formativas entre educadoras/pesquisadoras. Cartografia (ROLNIK, 2007; DELEUZE; GUATTARI, 1995) que, variando entre imprevistos, desimportâncias e aspectos comumente desconsiderados nos processos formativos, convoca outros movimentos de atenção e presença. E, também, experimentações com a escrita, que se alinhava em multiplicidade, ativando vozes e derivações. Encontros pensados como acontecimentos que produzem efeitos e convidam a desaprender (BARTHES, 1989). Deslocamentos em direção ao desconhecido. Desaprendizagens entre anotações de cadernos, conversas de corredor, danças, telas de computador, espantos, perplexidades e vizinhanças. Vivendo a educação como criação de circunstâncias (DELIGNY, 2018). Corpo coletivo produzido na ressonância dos encontros. Ao longo do tempo, os espaços se alteram, passando pela mudança de campus da universidade e posteriores efeitos pandêmicos contagiando o tecer da narrativa.

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Biografia do Autor

Kátia Maria Kasper, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Kátia Maria Kasper é graduada em Pedadogia (Universidade Estadual de Campinas), tem Mestrado em Educação e doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Gabriela de Sousa Tóffoli, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.

Gabriela de Sousa Tóffoli é graduada em Pedagogia (Universidade Federal do Paraná), tem Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática (Universidade Federal do Paraná). É doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática (Universidade Federal do Paraná). Atua como professora na rede municipal de ensino de Araucária – PR.

Thalita Alves Sejanes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.

Thalita Alves Sejanes é graduada em Licenciatura em Artes Visuais (Faculdade de Artes do Paraná), tem mestrado em Educação em Ciências e em Matemática (Universidade Federal do Paraná). É Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática (Universidade Federal do Paraná). É professora do ensino básico e artista visual.

Maiara Pereira Barros, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.

Maiara Pereira Barros é graduada em Licenciatura em Ciências Sociais (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). É mestra em Educação (Universidade Federal do Paraná). Atua como professora de Sociologia da rede estadual do Paraná na cidade de Curitiba.

Referências

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos