Direitos humanos e leitura pública: humanização e cidadania pela prática da leitura
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p47-60Palavras-chave:
Direitos Humanos, leitura pública, interdisciplinaridade.Resumo
Este artigo é permeado pela interdisciplinaridade – leitura social, literatura, Direitos Humanos e Educação -, resultado de um projeto de pesquisa realizado com estudantes do ensino médio e com graduandos do Curso de Pedagogia/UFRN, cujo objetivo era a fomentação do ato de ler, instigando a leitura formativa como transformadora das realidades sociais. Orienta-se pelo propósito de refletir sobre a leitura pública atrelada aos Direitos Humanos, constituindo campos de conhecimento e de explicação que elucidam elos para uma transformação, um itinerário em construção de saberes para o aperfeiçoamento humano. A construção de redes de sociabilidades em leitura suscita processos históricos em que circulam ideias, sensibilidades e construção de si.
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