Direitos humanos e leitura pública: humanização e cidadania pela prática da leitura

Autori

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p47-60

Parole chiave:

Direitos Humanos, leitura pública, interdisciplinaridade.

Abstract

Este artigo é permeado pela interdisciplinaridade – leitura social, literatura, Direitos Humanos e Educação -, resultado de um projeto de pesquisa realizado com estudantes do ensino médio e com graduandos do Curso de Pedagogia/UFRN, cujo objetivo era a fomentação do ato de ler, instigando a leitura formativa como transformadora das realidades sociais. Orienta-se pelo propósito de refletir sobre a leitura pública atrelada aos Direitos Humanos, constituindo campos de conhecimento e de explicação que elucidam elos para uma transformação, um itinerário em construção de saberes para o aperfeiçoamento humano. A construção de redes de sociabilidades em leitura suscita processos históricos em que circulam ideias, sensibilidades e construção de si.

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Biografie autore

Grinaura Medeiros de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Educação. Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES. Tem Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Pós-Doutorado em Educação em Direitos Humanos (Universidade Federal da Paraíba). Tem experiência nas áreas de Educação e Educação em Direitos Humanos, com pesquisa nos seguintes temas: Formação de Professores, História e Memória, Ensino de História para o Ensino Fundamental, Educação e Direitos Humanos.

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba. Tem Pós-Doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho/PT. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É vinculada aos Programas de Pós Graduação em Educação e em Direitos Humanos, UFPB, com Experiência nas áreas de Educação e Direitos Humanos e com pesquisa nos seguintes temas: Formação de Professores, História e Memória da educação, Educação e Direitos Humanos.

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Pubblicato

2023-03-01

Fascicolo

Sezione

Artigos