Direitos humanos e leitura pública: humanização e cidadania pela prática da leitura

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n85p47-60

Mots-clés :

Direitos Humanos, leitura pública, interdisciplinaridade.

Résumé

Este artigo é permeado pela interdisciplinaridade – leitura social, literatura, Direitos Humanos e Educação -, resultado de um projeto de pesquisa realizado com estudantes do ensino médio e com graduandos do Curso de Pedagogia/UFRN, cujo objetivo era a fomentação do ato de ler, instigando a leitura formativa como transformadora das realidades sociais. Orienta-se pelo propósito de refletir sobre a leitura pública atrelada aos Direitos Humanos, constituindo campos de conhecimento e de explicação que elucidam elos para uma transformação, um itinerário em construção de saberes para o aperfeiçoamento humano. A construção de redes de sociabilidades em leitura suscita processos históricos em que circulam ideias, sensibilidades e construção de si.

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Bibliographies de l'auteur-e

Grinaura Medeiros de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Educação. Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES. Tem Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Pós-Doutorado em Educação em Direitos Humanos (Universidade Federal da Paraíba). Tem experiência nas áreas de Educação e Educação em Direitos Humanos, com pesquisa nos seguintes temas: Formação de Professores, História e Memória, Ensino de História para o Ensino Fundamental, Educação e Direitos Humanos.

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba. Tem Pós-Doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho/PT. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É vinculada aos Programas de Pós Graduação em Educação e em Direitos Humanos, UFPB, com Experiência nas áreas de Educação e Direitos Humanos e com pesquisa nos seguintes temas: Formação de Professores, História e Memória da educação, Educação e Direitos Humanos.

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Publié-e

2023-03-01

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Artigos