O que será que existe do outro lado? Imagens da ausência na literatura infantil
Palavras-chave:
leitura, crianças, temas de fronteira.Resumo
Considerando o papel da literatura na formação do indivíduo, o objetivo deste trabalho é realizar uma leitura crítico-interpretativa de como a ausência, entendida a partir dos temas de fronteira (MARTHA, 2010), pode ser abordada na literatura infantil para dar forma a emoções e sentimentos do universo da criança. Menina amarrotada (2013), de Aline Abreu, e Pai Francisco (2015), de Marina Miyazaki Araujo, constituem o corpus literário elegido para esta análise, em que acompanhamos a emancipação dos personagens e a instauração do processo de identificação entre crianças leitoras e os seres do mundo ficcional, responsável por propiciar aos receptores a possibilidade de refletir sobre sua condição e elaborar sua imagem como seres no mundo. Para tanto, além de Martha (2010), utiliza-se como aporte teórico as contribuições de Bettelheim (1978), Turchi (2004), Petit (2019), entre outros. Espera-se, assim, ampliar as discussões sobre os temas de fronteira nas narrativas infantis.
Downloads
Referências
ABREU, Aline. Menina amarrotada. São Paulo: Jujuba, 2013.
ARAUJO, Marina Miyazaki. Pai Francisco. São Paulo: Pólen, 2015.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2009.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil/juvenil, sociedade e ensino. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 20., 2010, Campinas. Anais [...]. Campinas: ABL, 2016. p 1-10. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/prog_pdf/prog11_01a.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.
MARTHA, Alice Áurea Penteado. Narrativas de língua portuguesa: temas de fronteira para crianças e jovens. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, 2., 2010, Évora. Anais [...]. Évora: Universidade de Évora, 2010. p. 1-22. Disponível em: https://arquivo.pt/wayback/20170222132841/http://www.simelp2009.uevora.pt/pdf/slt59/02.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.
PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Tradução de Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.
TURCHI, Maria Zaira. O estético e o ético na literatura infantil. In: CECCANTINI, João Luis C.T. (org.). Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de gramado. São Paulo: Cultura acadêmica, 2004. p. 38-44.
WERNECK, Regina Yolanda. O problema da ilustração no livro infantil. In: KHÉDE, Sônia Salomão (org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 118-125.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a Literatura Infantil Brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.