Narrativas de estudantes do ensino médio sobre o ensino da língua portuguesa

Autores

  • Thaynan de Oliveira Soares Rodrigues Universidade São Francisco
  • Milena Moretto Universidade São Francisco

Palavras-chave:

currículo, língua portuguesa, ensino médio

Resumo

Este artigo discorre sobre o ensino da Língua Portuguesa e as relações sociais em sala de aula, pautando-se na perspectiva enunciativo-discursiva do Círculo de Bakhtin. A discussão parte de abordagem qualitativa baseada na entrevista narrativa. O objetivo foi compreender como os alunos significam a trajetória escolar no que tange ao ensino de língua materna. As análises indicam que o modo como as interações sociais ocorrem na escola impactam na forma como concebem o ensino da leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Thaynan de Oliveira Soares Rodrigues, Universidade São Francisco

Possui licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo - UNISAL. Graduando Bacharel em Psicologia na Universidade de São Francisco. Especialista em Neurociências, Educação e Práticas Pedagógicas pelo UNISAL. Especialista em Educação Socioemocional pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE. Atualmente é professora no Colégio Renovatus, atuando com o 4 ano do Ensino Fundamental.

Milena Moretto, Universidade São Francisco

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Sâo Francisco.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7975946146874119

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Publicado

2024-06-08

Edição

Seção

Artigos