Crítica literária na escola: caminhos e descaminhos
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n68p65-78Keywords:
Letramento literário, crítica literária, leituraAbstract
Este artigo pretende discutir o papel da Crítica Literária em contexto escolar, investigando as razões de seu uso relativamente pequeno em sala de aula e propondo uma abordagem específica para o Ensino Médio.
Downloads
References
BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
______. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros curriculares nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
______. Orientações curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/ SEB, 2008.
______. Guia de livros didáticos PNLD 2015: Português. Brasília: MEC/ SEB, 2014.
COMPAGNON, A. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
______. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
COSSON, R. Entre o cânone e o mercado. In: PAULINO, Graça; COSSON, Rildo (Org.) Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. p. 93-98.
DALVI, M. A. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.. p. 67-97
FRANCHETTI, P. Apresentação. In: QUEIRÓS, E. de. O primo Basílio. 1. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 1998.. p. 9-44
GUEDES, D. Jorge Amado segundo a crítica literária. Disponível em: <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/literatura/noticia/2012/08/04/jorge-amado-segundo-a-critica-literaria-51532.php>. Acesso em: 24 maio 2015.
MAIA, J. D. Português. 6. ed. São Paulo: Ática, 2004.
NICOLA, J. de. Português: Ensino Médio. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2005. v. 2.
PERRONE-MOISÉS, L. Literatura para todos. Literatura e sociedade – Revista do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, São Paulo, n.1, p.16-29, 2006.
REZENDE, N. L. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (Org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.. p. 99-112
SOUZA, R. A. A ideia de história da literatura: constituição e crises. In: MOREIRA, M. E. (Org.). Histórias da literatura: teorias, temas e autores. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.. p. 141-156
TAKAZAKI, H. H. Língua portuguesa: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2005. Volume único.
TORRALVO, I. F.; MINCHILLO, C. A. C. Linguagem em movimento. São Paulo: FTD, 2010. v. 1.