As produções cinematográficas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

Authors

  • Marina Oliveira Felix de Mello Chaves Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Bruna Suelen Rocha Miranda Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Ana Rita de Sá Soveral Padeira Universidade Aberta, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p33-49

Keywords:

Cinema, África, colonialismo português

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar o Cinema Africano de Língua Portuguesa e sua trajetória como um elemento atuante no cenário político de nações que passaram por profundas transformações desde a segunda metade do século passado até hoje. A partir de um levantamento das produções cinematográficas dos cinco países – Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe –, realizado até agosto de 2011, foram propostas algumas questões e reflexões sobre este assunto ainda pouco estudado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marina Oliveira Felix de Mello Chaves, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Marina Oliveira Felix de Mello Chaves é graduada em Letras, com habilitação em Português e Linguística (Universidade de São Paulo) e tem mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo).

Bruna Suelen Rocha Miranda, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Bruna Suelen Rocha Miranda é  graduada em Letras (Universidade de São Paulo), tem pós-graduação em Literatura e Língua Portuguesa (Universidade Presbiteriana Mackenzie).

Ana Rita de Sá Soveral Padeira, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal

Ana Rita de Sá Soveral Padeira é graduada em Letras (Universidade Nova de Lisboa), tem Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses (Universidade Nova de Lisboa) e Doutorado em Literatura Portuguesa (Universidade Aberta). É professora da Universidade Aberta na área de literatura portuguesa e literaturas de expressão portuguesa, bem como de cinema e teatro portugueses. Tem experiência nas áreas literatura e cultura portuguesas, história do cinema português e teatro português até o século XVIII.

References

Referências

AREAL, L.; TRÉFAUT, S. Laboratório Moçambique – Cinema em revolução. Docs.pt, n. 7, p. 66-69, out, 2008.

BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CARDOSO, M. Kuxa Kanema o nascimento do cinema – 5 perguntas a Margarida Cardoso. Docs.pt, n. 7, p. 34-35, out. 2008.

CHAVES, M. O. F. M. O cinema e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

DIAWARA, M. African cinema: politics and culture. Bloomington: Indiana University Press, 1992.

GODARD, J.-L. Entrevista a Jean-Luc Godard. Docs.pt, n. 7, p. 72-75, out. 2008. Entrevista concedida a Luís Carlos Patraquim e Licínio Azevedo em Maputo, 1978.

SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. Multiculturalismo e Representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

Filmografia

A COSTA dos murmúrios. Direção: Margarida Cardoso. Portugal, 2004, 115 min., drama, color.

AS DUAS faces da guerra. Direção: Diana Andringa e Flora Gomes. Produção: LX Filmes. Roteiro: Diana Andringa. Portugal, 2007, 100 min., doc., color.

BOROM Sarret. Direção: Ousmane Sembène. Intérpretes: Ly Abdoulay e Albourah. Roteiro: Ousmane Sembène. Senegal, 1963, 20min., drama, p&b.

FINTAR o destino. Direção: Fernando Vendrell. Portugal/Cabo Verde, 1998, 77 min., drama, color.

ILHÉU de Contenda. Direção: Leão Lopes. Cabo Verde, 1995, 110 min., drama, color.

KUXA Kanema. Direção: Margarida Cardoso. Produção: Arte France Cinéma, Filmes do Tejo, Radio Télévision Belge Francophone (RTBF). Portugal, 2003, 52 min., doc., color.

LA NOIRE de.... Direção: Ousmane Sembène. Produção: Filmi Domirev e Les Actualités Françaises. Intérpretes: Mbissine Thérèse Diop, Anne-Marie Jelinek, Robert Fontaine e outros. Roteiro: Ousmane Sembène. Senegal, 1966, 65 min., drama, p&b.

MORTU nega. Direção: Flora Gomes. Guiné-Bissau, 1988, 92 min., drama.

MUEDA, memória e massacre. Direção: Ruy Guerra. Produção: INC. Intérpretes: Romao Canapoquele, Filipe Gunoguacala, Mauricio Machimbuco. Roteiro: Calisto Dos Lagos. Moçambique, 1981, 80 min., drama, p&b.

NA CIDADE Vazia. Direção: Maria João Ganga. Angola, 2004, 78 min., drama, color.

NELISITA. Direção: Ruy Duarte de Carvalho. Angola, 1982, 90 min., drama, p&b.

NHA Fala. Direção: Flora Gomes. Guiné-Bissau, 2004, 110 min., drama, color

NJINGA, Rainha de Angola. Direção: Sergio Graciano. Angola, 2013, 109 min., drama, color.

O GOTEJAR da Luz. Direção: Fernando Vendrell. Portugal/Moçambique, 2002, 99 min., drama, color.

O GRANDE Bazar. Direção: Licínio Azevedo. Moçambique, 2005, 58 min., drama, color.

O GRANDE Kilapy. Direção: Zezé Gamboa. Angola/Brasil/Portugal, 2012, 100 min., drama, color.

O HERÓI. Direção: Zezé Gamboa. Angola/Portugal/France, 2005, 97 min., drama, color.

O JARDIM do Outro Homem. Direção: Sol de Carvalho. Moçambique, 2006, 80 min., drama, color.

O TEMPO dos leopardos. Direção: Zdravko Velimorovic. Produção: Avala Film. Intérpretes: Armando Loya, Ana Mazue, Santos Mulungo. Roteiro: Licinio Azevedo, Luis Patraquim, Branimir Scepanovic, Zdravko Velimirovic. Moçambique/Iugoslávia, 1985, 95 min., drama, color.

O TESTAMENTO do Senhor Napomuceno. Direção: Francisco Manso. Portugal/Cabo Verde, 1999, 110 min., drama, color.

O VENTO sopra do norte. Direção: José Cardoso. Produção: INC. Moçambique, 1987, 90 min., drama, p&b.

PO di Sangui. Direção: Flora Gomes. Guiné-Bissau, 1996, 90 min, drama, color.

REPÚBLICA di mininus. Direção: Flora Gomes. Portugal/França, 2012, 78 min., drama, color.

SAMBIZANGA. Direção: Sarah Maldoror. Produção: Isabelle Films. Intérpretes: Domingos de Oliveira, Elisa Andrade, Jean M’Vondo. Roteiro: Claude Agostini, Claude Agostini. Angola/França, 1972, 102 min., drama, color.

TABU. Direção: Miguel Gomes. Portugal, 2012, 118 min., drama, color.

TERRA Sonâmbula. Direção: Teresa Prata. Moçambique, 2007, 97 min., drama, color.

THE gods must be crazy. Direção: Jamie Uys. África do Sul1980, 109min, ação, color.

TILAI. Direção: Idrissa Quedraogo. Burkina Faso, 81min, 1990, drama, color.

UDJU azul di Yonta. Direção: Flora Gomes. Guiné-Bissau/França/Portugal, 1992, 90 min., drama, color.

ÚLTIMO vôo do flamingo. Direção: João Ribeiro. Moçambique, 2009, 90 min., drama, color.

VIRGEM Margarida. Direção: Licínio Azevedo. Moçambique, 2012, 87 min., drama, color.

YAABA. Direção: Idrissa Quedraogo. Burkina Faso, 1989, 90min, drama, color.

YEELEN. Direção: Souleymane Cissé. Mali, 1987, 105 min, drama/fantasia, color.

Leituras complementares

ANDERSON, B. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

APPIAH, K. A. The invention of Africa. In: ______. In my father’s house: Africa in the philosophy of culture. London: Methuen, 1992; New York: Oxford University Press, 1992.

ARENAS, F. Lusophone Africa: beyond independence. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2010.

BELLO, M. do R. L. Narrativa literária e narrativa fílmica. O caso de Amor de Perdição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; FCT, 2008.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CABAÇO, J. L. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: UNESP, 2009.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007.

CANDIDO, A. et al. A personagem de ficção. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1976.

FERRO, M. Cinema e história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

GRILO, J. M. O homem imaginado. Cinema, acção, pensamento. Lisboa: Livros Horizonte, 2006.

GRUZINSKI, S. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

LEITE, A. M. Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. São Paulo: Colibri, 2003.

MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990.

MBEMBE, A. Introduction: time on the move. In: MBEMBE, A. On the postcolony. Berkeley: University of California Press, 2001.

MILLER, C. Introduction: Reading through western eyes. In: MILLER, C. Theories of Africans. Chicago: University of Chicago Press, 1990.

MUDIMBE, V. Y. Which idea of Africa?. In: MUDIMBE, V. Y. The idea of Africa. Bloomington: Indiana University Press, 1994.

NAVARRO, A. R. P. Da ficção literária à representação cinematográfica: imagens e estereótipos de uma realidade. In: COLÓQUIO NACIONAL LITERATURA E HISTÓRIA: PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, 1., Lisboa, 2002. Actas… Lisboa: Universidade Aberta, 2005. p. 107-114.

PERES, P. Introduction. In: PERES, P. Transculturation and resistance in lusophone African literature. Gaineesville: Florida University Press, 1997.

REIS, C.; LOPES, A. C. Dicionário de narratologia. Coimbra, Almedina: 1991.

STAM, R. A literatura através do cinema. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

TARKOVSKY, A. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

THACKWAY, M. Africa shoots back: alternative perspectives in Sub-Saharan African film. Bloomington: Indiana University Press, 2003.

XAVIER, I. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993.

______. A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 2003.

Published

2017-10-22

Issue

Section

Artigos