As produções cinematográficas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

Autori

  • Marina Oliveira Felix de Mello Chaves Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Bruna Suelen Rocha Miranda Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Ana Rita de Sá Soveral Padeira Universidade Aberta, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p33-49

Parole chiave:

Cinema, África, colonialismo português

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar o Cinema Africano de Língua Portuguesa e sua trajetória como um elemento atuante no cenário político de nações que passaram por profundas transformações desde a segunda metade do século passado até hoje. A partir de um levantamento das produções cinematográficas dos cinco países – Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe –, realizado até agosto de 2011, foram propostas algumas questões e reflexões sobre este assunto ainda pouco estudado.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marina Oliveira Felix de Mello Chaves, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Marina Oliveira Felix de Mello Chaves é graduada em Letras, com habilitação em Português e Linguística (Universidade de São Paulo) e tem mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo).

Bruna Suelen Rocha Miranda, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Bruna Suelen Rocha Miranda é  graduada em Letras (Universidade de São Paulo), tem pós-graduação em Literatura e Língua Portuguesa (Universidade Presbiteriana Mackenzie).

Ana Rita de Sá Soveral Padeira, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal

Ana Rita de Sá Soveral Padeira é graduada em Letras (Universidade Nova de Lisboa), tem Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses (Universidade Nova de Lisboa) e Doutorado em Literatura Portuguesa (Universidade Aberta). É professora da Universidade Aberta na área de literatura portuguesa e literaturas de expressão portuguesa, bem como de cinema e teatro portugueses. Tem experiência nas áreas literatura e cultura portuguesas, história do cinema português e teatro português até o século XVIII.

Riferimenti bibliografici

Referências

AREAL, L.; TRÉFAUT, S. Laboratório Moçambique – Cinema em revolução. Docs.pt, n. 7, p. 66-69, out, 2008.

BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CARDOSO, M. Kuxa Kanema o nascimento do cinema – 5 perguntas a Margarida Cardoso. Docs.pt, n. 7, p. 34-35, out. 2008.

CHAVES, M. O. F. M. O cinema e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

DIAWARA, M. African cinema: politics and culture. Bloomington: Indiana University Press, 1992.

GODARD, J.-L. Entrevista a Jean-Luc Godard. Docs.pt, n. 7, p. 72-75, out. 2008. Entrevista concedida a Luís Carlos Patraquim e Licínio Azevedo em Maputo, 1978.

SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. Multiculturalismo e Representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

Filmografia

A COSTA dos murmúrios. Direção: Margarida Cardoso. Portugal, 2004, 115 min., drama, color.

AS DUAS faces da guerra. Direção: Diana Andringa e Flora Gomes. Produção: LX Filmes. Roteiro: Diana Andringa. Portugal, 2007, 100 min., doc., color.

BOROM Sarret. Direção: Ousmane Sembène. Intérpretes: Ly Abdoulay e Albourah. Roteiro: Ousmane Sembène. Senegal, 1963, 20min., drama, p&b.

FINTAR o destino. Direção: Fernando Vendrell. Portugal/Cabo Verde, 1998, 77 min., drama, color.

ILHÉU de Contenda. Direção: Leão Lopes. Cabo Verde, 1995, 110 min., drama, color.

KUXA Kanema. Direção: Margarida Cardoso. Produção: Arte France Cinéma, Filmes do Tejo, Radio Télévision Belge Francophone (RTBF). Portugal, 2003, 52 min., doc., color.

LA NOIRE de.... Direção: Ousmane Sembène. Produção: Filmi Domirev e Les Actualités Françaises. Intérpretes: Mbissine Thérèse Diop, Anne-Marie Jelinek, Robert Fontaine e outros. Roteiro: Ousmane Sembène. Senegal, 1966, 65 min., drama, p&b.

MORTU nega. Direção: Flora Gomes. Guiné-Bissau, 1988, 92 min., drama.

MUEDA, memória e massacre. Direção: Ruy Guerra. Produção: INC. Intérpretes: Romao Canapoquele, Filipe Gunoguacala, Mauricio Machimbuco. Roteiro: Calisto Dos Lagos. Moçambique, 1981, 80 min., drama, p&b.

NA CIDADE Vazia. Direção: Maria João Ganga. Angola, 2004, 78 min., drama, color.

NELISITA. Direção: Ruy Duarte de Carvalho. Angola, 1982, 90 min., drama, p&b.

NHA Fala. Direção: Flora Gomes. Guiné-Bissau, 2004, 110 min., drama, color

NJINGA, Rainha de Angola. Direção: Sergio Graciano. Angola, 2013, 109 min., drama, color.

O GOTEJAR da Luz. Direção: Fernando Vendrell. Portugal/Moçambique, 2002, 99 min., drama, color.

O GRANDE Bazar. Direção: Licínio Azevedo. Moçambique, 2005, 58 min., drama, color.

O GRANDE Kilapy. Direção: Zezé Gamboa. Angola/Brasil/Portugal, 2012, 100 min., drama, color.

O HERÓI. Direção: Zezé Gamboa. Angola/Portugal/France, 2005, 97 min., drama, color.

O JARDIM do Outro Homem. Direção: Sol de Carvalho. Moçambique, 2006, 80 min., drama, color.

O TEMPO dos leopardos. Direção: Zdravko Velimorovic. Produção: Avala Film. Intérpretes: Armando Loya, Ana Mazue, Santos Mulungo. Roteiro: Licinio Azevedo, Luis Patraquim, Branimir Scepanovic, Zdravko Velimirovic. Moçambique/Iugoslávia, 1985, 95 min., drama, color.

O TESTAMENTO do Senhor Napomuceno. Direção: Francisco Manso. Portugal/Cabo Verde, 1999, 110 min., drama, color.

O VENTO sopra do norte. Direção: José Cardoso. Produção: INC. Moçambique, 1987, 90 min., drama, p&b.

PO di Sangui. Direção: Flora Gomes. Guiné-Bissau, 1996, 90 min, drama, color.

REPÚBLICA di mininus. Direção: Flora Gomes. Portugal/França, 2012, 78 min., drama, color.

SAMBIZANGA. Direção: Sarah Maldoror. Produção: Isabelle Films. Intérpretes: Domingos de Oliveira, Elisa Andrade, Jean M’Vondo. Roteiro: Claude Agostini, Claude Agostini. Angola/França, 1972, 102 min., drama, color.

TABU. Direção: Miguel Gomes. Portugal, 2012, 118 min., drama, color.

TERRA Sonâmbula. Direção: Teresa Prata. Moçambique, 2007, 97 min., drama, color.

THE gods must be crazy. Direção: Jamie Uys. África do Sul1980, 109min, ação, color.

TILAI. Direção: Idrissa Quedraogo. Burkina Faso, 81min, 1990, drama, color.

UDJU azul di Yonta. Direção: Flora Gomes. Guiné-Bissau/França/Portugal, 1992, 90 min., drama, color.

ÚLTIMO vôo do flamingo. Direção: João Ribeiro. Moçambique, 2009, 90 min., drama, color.

VIRGEM Margarida. Direção: Licínio Azevedo. Moçambique, 2012, 87 min., drama, color.

YAABA. Direção: Idrissa Quedraogo. Burkina Faso, 1989, 90min, drama, color.

YEELEN. Direção: Souleymane Cissé. Mali, 1987, 105 min, drama/fantasia, color.

Leituras complementares

ANDERSON, B. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

APPIAH, K. A. The invention of Africa. In: ______. In my father’s house: Africa in the philosophy of culture. London: Methuen, 1992; New York: Oxford University Press, 1992.

ARENAS, F. Lusophone Africa: beyond independence. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2010.

BELLO, M. do R. L. Narrativa literária e narrativa fílmica. O caso de Amor de Perdição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; FCT, 2008.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CABAÇO, J. L. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: UNESP, 2009.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007.

CANDIDO, A. et al. A personagem de ficção. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1976.

FERRO, M. Cinema e história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

GRILO, J. M. O homem imaginado. Cinema, acção, pensamento. Lisboa: Livros Horizonte, 2006.

GRUZINSKI, S. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

LEITE, A. M. Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. São Paulo: Colibri, 2003.

MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990.

MBEMBE, A. Introduction: time on the move. In: MBEMBE, A. On the postcolony. Berkeley: University of California Press, 2001.

MILLER, C. Introduction: Reading through western eyes. In: MILLER, C. Theories of Africans. Chicago: University of Chicago Press, 1990.

MUDIMBE, V. Y. Which idea of Africa?. In: MUDIMBE, V. Y. The idea of Africa. Bloomington: Indiana University Press, 1994.

NAVARRO, A. R. P. Da ficção literária à representação cinematográfica: imagens e estereótipos de uma realidade. In: COLÓQUIO NACIONAL LITERATURA E HISTÓRIA: PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, 1., Lisboa, 2002. Actas… Lisboa: Universidade Aberta, 2005. p. 107-114.

PERES, P. Introduction. In: PERES, P. Transculturation and resistance in lusophone African literature. Gaineesville: Florida University Press, 1997.

REIS, C.; LOPES, A. C. Dicionário de narratologia. Coimbra, Almedina: 1991.

STAM, R. A literatura através do cinema. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

TARKOVSKY, A. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

THACKWAY, M. Africa shoots back: alternative perspectives in Sub-Saharan African film. Bloomington: Indiana University Press, 2003.

XAVIER, I. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993.

______. A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 2003.

Pubblicato

2017-10-22

Fascicolo

Sezione

Artigos