A intertextualidade em textos escritos na escola: o que os alunos produzem?

Authors

  • Valquiria Rodrigues Silva Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francisca Izabel Pereira Maciel Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p121-136

Keywords:

Produção de texto, Intertextualidade, Interação

Abstract

Este trabalho, com abordagem qualitativa (Alves-Mazzotti e Gewandsnajder, 2002; Gatti e André, 2010; Bogdan e Biklen, 1994), teve como objetivo principal analisar a intertextualidade (Koch e Elias, 2006; Fiorin, 2017) nos textos produzidos pelos alunos em sala de aula. Para realizar a pesquisa, utilizou-se como fonte de informações os cadernos de produção de texto dos alunos e as entrevistas semiestruturadas realizadas com oito alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola X. As análises tecidas ancoraram-se nos estudos de Bakhtin sobre a linguagem ([1929] 2006; [1979] 1997). Os resultados mostram que as produções de textos centravam-se na escrita de histórias, tendo como interlocutores os colegas e a professora da turma. Desse modo, os textos produzidos continham romance, mistério, aventura e fatos do cotidiano, que dialogavam com outros textos a que os alunos tinham acesso, tais como: filmes, jogos, seriados, livros e histórias orais contadas pelos familiares.

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Author Biographies

Valquiria Rodrigues Silva Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa e Graduação em Pedagogia, ambos pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Atua como Analista Educacional - Inspetora Escolar na Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas.

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora do CEALE/FaE.

 

References

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Published

2022-05-13

Issue

Section

Escrita, leitura e escolas – Artigos