A intertextualidade em textos escritos na escola: o que os alunos produzem?
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p121-136Keywords:
Produção de texto, Intertextualidade, InteraçãoAbstract
Este trabalho, com abordagem qualitativa (Alves-Mazzotti e Gewandsnajder, 2002; Gatti e André, 2010; Bogdan e Biklen, 1994), teve como objetivo principal analisar a intertextualidade (Koch e Elias, 2006; Fiorin, 2017) nos textos produzidos pelos alunos em sala de aula. Para realizar a pesquisa, utilizou-se como fonte de informações os cadernos de produção de texto dos alunos e as entrevistas semiestruturadas realizadas com oito alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola X. As análises tecidas ancoraram-se nos estudos de Bakhtin sobre a linguagem ([1929] 2006; [1979] 1997). Os resultados mostram que as produções de textos centravam-se na escrita de histórias, tendo como interlocutores os colegas e a professora da turma. Desse modo, os textos produzidos continham romance, mistério, aventura e fatos do cotidiano, que dialogavam com outros textos a que os alunos tinham acesso, tais como: filmes, jogos, seriados, livros e histórias orais contadas pelos familiares.Downloads
References
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
______. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. 1.ed. São Paulo: Parábola Editora, 2007.
BAKHTIN, Michael. Estética da Criação Verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, [1979] 1997.
______. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec, [1929] 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições 70. LDA, [1977] 2009.
BRAIT, Beth; MELO, Rosineide de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, Beth (org). Bakhtin: conceitos-chave. 5.ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017.
BOGDAN, Robert C. BIKLEN, SariKnoop. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradição Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Moltinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.
CHARTIER, Anne-Marie. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Tradução Carla Valduga. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COSTA VAL, M.G. Texto, textualidade e textualização. In: CECCANTINI, J.L. T.; PEREIRA, R. F.; ZANCHETTA JR., J. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v.1. São Paulo: UNESP, 2004.
FIORIN, José Luiz. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, Beth (org). Bakhtin: outros conceitos-chave. 2.ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. 1.ed. 8ª reimpressão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SOBRAL, Adail. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, Beth (org). Bakhtin: conceitos-chave. 5.ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017. p. 11-36.