Nosotros-Naturaleza: conexiones entre arte, ciencia y educación

Autores/as

Palabras clave:

diálogo, experiencia, investigación narrativa

Resumen

Exploramos conexiones entre las artes, las ciencias y la educación al tomar las obras de arte contemporáneas como campo de experiencia y de promoción de diálogos y construcción de conocimiento en contextos formativos. Esto se lleva a cabo mediante el enfoque de la investigación narrativa, que se centra en la participación y lo vivido en la experimentación “nosotros-naturaleza” en asociaciones dialógicas con las perspectivas multiespecie y alteridades significativas, bajo la filosofía del lenguaje de Mijaíl Bajtín y su círculo, en el ámbito del acontecimiento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Carolina Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Maria Carolina Alves é Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação PPGED/UFU (bolsa CAPES). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora no amplia: conexões arte-ciência no museu e na escola (BDCTI-II). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação PPGED/UFU (bolsa CAPES) turma de 2021. Bióloga formada nas modalidades licenciatura e bacharelado, pelo curso de graduação em Ciências Biológicas, do Instituto de Biologia (INBIO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do Amplia: amálgama em educação, ciência e arte (CNPq/UFU) e Integrante do UIVO: matilha em criação, arte e vida (CNPq/UFU).

Fabiana Cardoso Urzetta , Prefeitura Municipal de Uberlândia

Fabiana Cardoso Urzetta é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (INBIO). Professora aposentada e ex-diretora de escola pública de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Uberlândia. Pesquisadora com Bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI-I) pela FAPEMIG no AMPLIA: conexões arte-ciência no museu e na escola – APQ-03811-22 (2023-2025). Integrante do Amplia: amálgama em educação, ciência e arte (CNPq/UFU).

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Daniela Franco Carvalho é Licenciada em Ciências Biológicas com Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular no Instituto de Biologia e no Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenadora do AMPLIA: conexões arte-ciência no museu e na escola APQ-03811-22 (2023-2025) com financiamento da FAPEMIG. Coordenadora do projeto “CIÊNCIA NA ESCOLA E NO MUSEU: as obras de arte contemporânea como base para a argumentação e construção de conhecimentos”, vinculado PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA-Ensino de Ciências na Educação Básica (MCTIC e CNPq – chamada de 05.2019). Integrante do Amplia: amálgama em educação, ciência e arte (CNPq/UFU). Bolsista de produtividade CNPq em Tecnologia para o Desenvolvimento, Extensão e Inovação. Tem experiência na área da Educação com enfoque na formação de professores, comunicação das ciências e espaços não formais de ensino.

Sarah de Assis Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

Sarah de Assis Andrade é Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (Instituto de Biologia). Possui experiências como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e mediação no Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC). É bolsista de iniciação científica (FAPEMIG) no AMPLIA: conexões arte-ciência no museu e na escola APQ-03811-22 (2023-2025). Integrante do Amplia: amálgama em educação, ciência e arte (CNPq/UFU).

Jenyffer Stefany Pereira Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Jenyffer Stefany Pereira Martins é professora na rede básica de ensino da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Técnica no Museu de Biodiversidade do Cerrado. Integrante do projeto de pesquisa em interface com a extensão AMPLIA: conexões arte-ciência no museu e na escola APQ-03811-22 (2023-2025). Integrante do Amplia: amálgama em educação, ciência e arte (CNPq/UFU).

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. tradução: Paulo Bezerra. 1aed. São Paulo (SP): Editora 34, 2017.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailvich. Para uma filosofia do ato responsável. tradução: Valdemir Miotello; Carlos Alberto Faraco. 3. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Trad. Fernando Scheibe. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Traduzido por Pê Moreira. 1o ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

HARAWAY, Donna. Quando as espécies se encontram. Tradução: Juliana Fausto. 1 ed., São Paulo: Ubu Editora, 2022.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte, formação estética e paisagens inéditas para a docência. Revista GEARTE, Rio Grande do Sul, v. 10, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128929. Acesso em: 26 mar. 2024.

SERODIO, Liana Arrais; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Escrita-Evento na Radicalidade da Pesquisa Narrativa. Educação em Revista, [s. l.], v. 33, n. 0, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698150044. Acesso em: 26 set. 2021.

STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que se aproxima. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

VOLÓCHINOV, Valetin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo; Ekaterina Américo Vólkova. 2o ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução: Sheila Grillo; Ekaterina Vólkova Américo. 1a ed. São Paulo: Editora 34, 2019.

Publicado

2025-05-09

Número

Sección

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos