Encontro com as diferenças na educação infantil: meninos e meninas nas fronteiras de gênero
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2013v31n61p169-184Palabras clave:
Infância, gênero, educação infantil.Resumen
O artigo problematiza o conceito de infância, buscando revelar as diferenças que meninos e meninas carregam e as suas ações sociais, constitutivas de infâncias plurais, destacando suas particularidades e diferenças. Aborda as interações entre professoras e crianças em geral e, especialmente, as crianças que transgridem os padrões de gênero que lhes são impostos, dando significados e estruturando suas experiências sociais. Com o foco nos estudos de gênero busca um exercício de superação das amarras do pensamento único, propõe um trabalho de desconstrução da naturalização dos conceitos de criança e de infância que implica questionar a sua relação com os adultos, buscando compreender a ordem que constrange as suas vivências. Destaca a educação infantil como um espaço coletivo, um espaço de reflexões sobre o respeito à diversidade e também um espaço para favorecer a diversidade das infâncias.Descargas
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