Infância e Resistência – resistir a quê?

Autores/as

  • Sílvio Gallo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2013v31n61p199-211

Palabras clave:

Governamentalidade, povo criança, cidadania.

Resumen

O presente artigo procura analisar a questão da infância brasileira escolarizada através do conceito foucaultiano de governamentalidade. Argumenta em torno da tese de que estaria em curso no Brasil a prática de uma “governamentalidade democrática”, que consiste em governar pela cidadania. São examinados dois documentos do Ministério da Educação para mostrar que o governo da infância está sendo feito na medida em que cada criança é tomada pelo Estado como um “cidadão”, portanto parte de uma biopolítica. Nesse contexto, a última parte do artigo retoma a noção de “povo criança”, trabalhada pelo filósofo francês Alain no começo do século XX, como forma de resistir a esse governamento.

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Número

Sección

Dossiê – Artigos