A escrita nas aulas de matemática: diversidade de registros e suas potencialidades

Autores/as

  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2013v31n61p63-79

Palabras clave:

Escrita nas aulas de matemática, gêneros textuais, letramento matemático escolar.

Resumen

No presente artigo apresento resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sob minha orientação e que têm como foco as questões relativas à escrita nas aulas de matemática da escola básica. Parto das discussões sobre as atuais necessidades de inserir novas perspectivas metodológicas em sala de aula, com ênfase nas práticas de letramento, aqui consideradas como práticas sociais pautadas em gêneros escritos. Discuto também a importância da escrita para a formação do pensamento matemático. Finalizando o texto, apresento alguns gêneros textuais utilizados por professores que ensinam matemática e destaco as potencialidades de cada gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Número

Sección

Artigos